Foto tirada em 3 de fevereiro de 2021 mostra autoridades portuguesas recebendo especialistas médicos do exército alemão na base aérea militar Figo Maduro, em Lisboa, Portugal.
Portal Xinhua De Noticias - 25/02/2021 09:25:11 | Foto: Pedro Fiuza/Xinhua
Portugal recebeu nesta terça-feira a segunda equipe de profissionais de saúde militares alemães que auxiliarão o país no tratamento de pacientes com COVID-19.
Um avião de transporte do Exército Alemão pousou no aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa, e a equipe foi recebida por membros do governo português antes de assumir seus postos no Hospital da Luz.
O secretário de Estado da Saúde de Portugal, Diogo Serras Lopes, expressou "enorme agradecimento" a esta segunda equipe.
"É com um enorme agradecimento que recebemos esta segunda equipa, que vem substituir a primeira. O contributo que deram numa altura extraordinariamente difícil foi muito importante para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e estou certo que esta segunda equipa também dará um excelente contributo", disse Diogo Serras Lopes.
Serras Lopes disse aos jornalistas que, apesar da recente queda no número de novos casos de coronavírus, a pressão sobre os hospitais de Portugal continua alta.
Catarina Sarmento e Castro, secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, disse: "Esta é uma crise que a todos nos toca, e Portugal, que tem ele mesmo grande tradição de solidariedade para com outros países, reconhece penhoradamente o esforço e o gesto destes militares alemães".
Martin Ney, embaixador da Alemanha em Lisboa, disse que a ajuda alemã continuará por mais seis semanas, independentemente da evolução da situação epidemiológica em Portugal.
"A equipa médica alemã vai continuar a trabalhar lado a lado com os médicos portugueses para salvar vidas, como tem sido conseguido com sucesso nas últimas três semanas", disse o embaixador.
A ajuda alemã a Portugal começou em 25 de janeiro, após um pedido de ajuda da ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido, à ministra alemã da Defesa, Annegret Kramp-Karrenbauer.
Portugal registrou 63 novas mortes relacionadas à COVID-19 e 1.032 novos casos de infecção nas últimas 24 horas. O país registrou 16.086 mortes e 799.106 infecções desde o início da pandemia.
Um total de 3.012 pacientes está internado, 597 deles em tratamento intensivo, enquanto 4.567 pessoas foram reportadas como recuperadas.
Como o mundo está lutando para conter a pandemia, a vacinação está em andamento em Portugal e em outros países com vacinas autorizadas.
De acordo com as informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde na terça-feira, 255 vacinas candidatas estão sendo desenvolvidas em todo o mundo - 73 delas em testes clínicos - em países como Alemanha, China, Rússia, Grã-Bretanha e Estados Unidos.
Comentários para "Portugal recebe 2ª equipe de médicos do exército alemão para ajudar a combater Covid-19":