As principais informações sobre mobilidade e transporte público em Portugal: como funciona, preços e como economizar.
Por Silvia Resende - 03/05/2025 09:35:18 | Foto: Divulgação ATLANTIC BRIDGE.
Escolher um destino vai muito além de clima e paisagens. Quando se trata de viver ou viajar por um país, entender como funciona a mobilidade urbana é essencial. Nesse sentido, o sistema público de transporte em Portugal é uma alternativa barata, segura e eficaz para se deslocar — seja dentro das cidades, entre regiões ou até para países vizinhos.
O país oferece uma rede integrada e abrangente, que combina metrôs, trens (comboios), ônibus (autocarros), bondes (elétricos) e voos domésticos. Nas grandes cidades e até em localidades menores, é possível se locomover com facilidade, sem depender de carro. Lisboa, Porto e Faro são bons exemplos de centros urbanos com transporte bem estruturado.
Neste artigo, reunimos as principais informações sobre mobilidade e transporte público em Portugal: como funciona, quanto custa, quais são as melhores opções para moradores e visitantes, e dicas práticas para economizar no dia a dia.
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Sim. Portugal possui um sistema de transporte público eficiente e funcional, que cobre todo o território nacional, do norte ao sul. Nas duas maiores cidades do país, Lisboa e Porto, há redes de metrô (em solo luso, são chamados de metro, sem acento) — ainda que menos extensas do que em outras capitais europeias, elas oferecem boa cobertura e integração com outros meios de transporte.
Além disso, o país possui:
Os sistemas de transporte das áreas urbanas são integrados, permitindo que metrôs, ônibus e trens suburbanos operem de forma coordenada. Grande parte dessas operações está sob gestão pública ou semi-pública — empresas como CP, Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto e CARRIS são estatais ou possuem participação do Estado.
O governo português tem reforçado seu compromisso com a melhoria da mobilidade, colocando o transporte ferroviário como prioridade nacional. De acordo com o Diário da República , esse investimento é estratégico tanto para a reorganização do território quanto para a redução das emissões de carbono no setor.
A maioria dos passageiros opta por passes mensais, que representam a forma mais econômica de se deslocar no dia a dia. Dessa forma, estima-se que cerca de 80% dos usuários do transporte público utilizem esse modelo de tarifa, o que também estimula o uso contínuo do sistema.
Portugal vem se tornando um destino bastante atraente, não só para turistas como também para expats que desejam iniciar uma nova vida no país. Em 2024, aterraram nos aeroportos nacionais 245,9 mil aeronaves em voos comerciais, um aumento de 0,9% em relação a 2023.
Portugal conta com 10 aeroportos :
Aeroportos no continente:
Aeroportos nas ilhas (Regiões Autónomas):
Todos são operados pela ANA – Aeroportos de Portugal , com conexões para Europa, América e África.
Em Portugal, os trens são conhecidos como “comboios”. A Comboios de Portugal (CP) opera o sistema ferroviário e conecta diversas cidades e regiões do país. Maior parte das viagens se concentra entre as 6h e 23h, mas também há algumas viagens de madrugada. Há diferentes tipos de comboios, adequados a cada tipo de trajeto:
Portanto, dentro de uma Área Metropolitana é perfeitamente possível fazer ligações de comboio urbano (trem urbano) para cidades e localidades próximas. Por exemplo, do Porto é possível deslocar-se para localidades como Ermesinde, Espinho, São Bento, Vila das Aves, Valongo, entre outras, sem precisar pegar um ônibus regional.
Essas ligações estão integradas no sistema tarifário Andante — ou seja, você pode usar o mesmo cartão Andante que utiliza no metrô ou no ônibus, sem pagar mais por isso.
Os preços variam conforme a categoria do trem, a classe escolhida e a antecedência da compra. Alguns exemplos de custos:
Origem | Destino | Duração Média | Preço (a partir de) |
---|---|---|---|
Lisboa | Porto | 2h50 (Alfa Pendular) | €21 |
Lisboa | Cascais | 1h30 | €2,45 |
Lisboa | Coimbra | 1h45 | €10 |
Lisboa | Évora | 1h30 | €7,50 |
Porto | Braga | 1h | €3,55 a €22,60 |
Porto | Aveiro | 50 min | €3,90 |
Porto | Ermesinde | 20 min | €1,60 |
Coimbra | Figueira da Foz | 1h15 | €3,05 |
Para consultar todos os destinos e horários, acesse o site oficial da CP – Comboios de Portugal .
Sim, existem algumas ligações ferroviárias entre Portugal e Espanha, mas ainda são bastante limitadas. Veja os principais casos:
1. Porto – Vigo (Galiza)
É atualmente a principal ligação internacional de comboio. O Comboio Celta faz o trajeto diário entre Porto -Campanhã e Vigo, na Galiza, em cerca de 2h20. Há paragens em Nine, Viana do Castelo e Valença. Os bilhetes custam a partir de €7,30, e a viagem é confortável, com belas paisagens do norte português. É possível comprar no site da CP ou da empresa espanhola Renfe .
2. Lisboa – Badajoz (Extremadura)
A CP dispõe de passagens de Lisboa a Badajoz, mas é preciso fazer uma conexão no Entroncamento, utilizando serviços regionais. A viagem leva de 4 a 6 horas, dependendo do serviço (número de paradas). Apesar da troca de comboio, é uma opção viável para quem quer chegar até o oeste da Espanha. Os bilhetes custam a partir de 16€.
3. Lisboa – Madrid: uma ligação em construção
A ligação de trem de Lisboa para Madrid é um projeto antigo e está finalmente em construção. A linha de alta velocidade avança em etapas, e o primeiro trecho (Évora-Elvas) deve inaugurar em 2025. Quando concluída, a nova linha deve ligar as duas capitais em menos de 3h30. A previsão final é para 2034, colocando Portugal na rota dos comboios de alta velocidade na Península Ibérica. Hoje, a melhor opção para viajar entre essas duas cidades é de ônibus (FlixBus, 7h30) ou avião (1h15).
Os bondinhos, conhecidos como elétricos em Portugal , são um verdadeiro símbolo nacional, contribuindo para o charme histórico de cidades como Lisboa, Cascais e Porto. Desde a inauguração da primeira linha em Lisboa, em 1901, tornaram-se parte essencial da paisagem e da mobilidade urbana.
Hoje, esses elétricos não só preservam o charme do passado como continuam em operação, ligando pontos importantes e turísticos das cidades.
Embora sejam um atrativo turístico evidente, os elétricos também fazem parte da rotina de moradores, sobretudo em Lisboa, onde ainda são uma alternativa prática em zonas de difícil acesso para automóveis. Além de funcionais, oferecem uma forma única e panorâmica de explorar os centros históricos com charme e autenticidade.
Em termos de preços, em Lisboa, o bilhete avulso custa €3,20, enquanto o passe diário integrado, que permite viajar em diversos meios de transporte, é €7. No Porto, o bilhete único custa €3,50, e o passe mensal, que inclui transporte integrado, está disponível por €40.
Viajar de autocarro por Portugal é uma das formas mais econômicas e práticas de conhecer o país. Empresas como a Rede Expressos e FlixBus , operam rotas entre as principais cidades e mesmo para fora do país, com passagens a partir de € 2,95, dependendo do trajeto e da antecedência da compra.
Uma viagem de Lisboa ao Porto, por exemplo, pode custar apenas €3,95.
Além de confortáveis e pontuais, muitos desses autocarros oferecem ar-condicionado, Wi-Fi e tomadas a bordo. Outra vantagem é que várias companhias também fazem ligações internacionais, principalmente com cidades da Espanha, como Vigo, Sevilha e Madrid. É a opção ideal para quem quer explorar Portugal e o resto da Europa gastando pouco.
Uma curiosidade: os ônibus em Portugal, mesmo os municipais, não tem cobrador. A passagem é validada automaticamente na máquina, ou paga em dinheiro diretamente ao motorista.
Lisboa é a cidade mais bem servida em termos de transporte. Com cerca de 550 mil habitantes na cidade e mais de 2,8 milhões na área metropolitana, a capital tem um sistema amplo, moderno e integrado.
O Aeroporto Humberto Delgado está a apenas 8 km do centro e conectado ao metrô (Linha Vermelha). Conta com voos diários para os principais destinos europeus, América e África. Cerca de metade de todos os voos em Portugal (49%) passa por esse aeroporto, que é o principal hub aéreo do país.
Lisboa conta com várias estações integradas ao sistema urbano e metropolitano. Dentro da cidade, destacam-se quatro principais estações:
Na região metropolitana, há dezenas de outras estações, como Cacém, Sintra, Oeiras, Almada e Barreiro, que facilitam o deslocamento diário de milhares de passageiros. Os bilhetes variam conforme o percurso — por exemplo, Lisboa–Sintra custa a partir de €2,30 —, e o passe mensal Navegante Metropolitano, que cobre todos os transportes da região, sai por €40. A rede é operada principalmente pela Comboios de Portugal (CP), com trens urbanos, regionais, intercidades e o Alfa Pendular, a opção mais rápida e confortável.
Inaugurado em 1959, o metrô de Lisboa é o mais antigo do país e uma das principais opções de transporte na capital. Embora menor que o metrô do Porto, com 4 linhas e 58 estações, é uma das formas mais rápidas e eficientes de se deslocar pela cidade. O sistema cobre tanto áreas subterrâneas quanto trechos à superfície e se estende para municípios vizinhos da Região Metropolitana, como Amadora, Loures, Odivelas e Oeiras.
O bilhete avulso custa €1,85 e tem validade de 60 minutos, permitindo viagens em diferentes modais, como metrô e ônibus. Para quem utiliza com frequência, o passe mensal está incluído no cartão Navegante, que também pode ser recarregado com títulos ocasionais.
A validade do bilhete ocorre com os cartões Viva Viagem ou Navegante, ambos obrigatórios para viagens. O metrô de Lisboa é a melhor maneira de explorar a cidade e suas principais atrações, como o Aeroporto Humberto Delgado e o centro histórico. Por exemplo, a viagem de Baixa-Chiado até o Aeroporto leva apenas 25 minutos.
Os ônibus de Lisboa ( autocarros ) são uma parte essencial do sistema de transporte público da cidade. Operados pela Carris, a principal empresa de transporte da cidade, os autocarros cobrem uma vasta rede de rotas, conectando diversos bairros, zonas periféricas e pontos turísticos importantes. São mais de 700 linhas espalhadas por toda a cidade. As rotas vão de áreas centrais como a Baixa e o Chiado até bairros mais afastados, como o Parque das Nações.
Acessando o site da Carris , incluisive, é possível consultar linhas para o deslocamento desejado, assim como estimativas de tempo de viagem, e caminho percorrido.
Além disso, os autocarros têm uma vantagem importante: o tempo de espera entre as linhas não costuma ser muito longo, com intervalos médios de 20 a 40 minutos entre as viagens, dependendo da zona e da hora do dia. Em horários de pico, a frequência aumenta, garantindo que os passageiros não precisem esperar muito tempo para embarcar.
O preço do bilhete avulso é de €2,20, mas o valor pode ser reduzido para €1,66 caso o passageiro utilize o cartão Viva Viagem , que pode ser carregado com créditos ou passes diários, semanais ou mensais. O cartão Viva Viagem permite integração com outros meios de transporte da cidade, como o metrô e o bonde (elétrico), tornando o deslocamento mais econômico e prático.
A tabela de preços atualizada válida em 2025 está disponível aqui e resumida abaixo:
Tipo de Título | Valor (€) |
---|---|
Bilhete Carris/Metro (1h na rede) | 1,85 |
Autocarro (1 viagem, comprado a bordo) | 2,20 |
Elétrico (1 viagem, comprado a bordo) | 3,20 |
Elevadores Bica, Glória e Lavra (até 2 viagens) | 4,20 |
Elevador de Santa Justa (até 2 viagens + miradouro) | 6,10 |
Bilhete diário Carris/Metro (24h) | 7,00 |
Cartão Navegante ocasional (papel) | 0,50 |
Passe Navegante Municipal (mensal) | 30,00 |
Passe Navegante Metropolitano (mensal) | 40,00 |
Além desses valores, o sistema de transporte público em Lisboa oferece gratuidade ou descontos para jovens com menos de 23 anos, antigos combatentes e seus viúvos(as), além de condições especiais para famílias, como o Navegante Família . Os passes também têm valores reduzidos para pensionistas e maiores de 65 anos com residência em Lisboa, beneficiando quem mais depende do transporte público no dia a dia.
Com 230 mil habitantes e mais de 1,7 milhão na área metropolitana, o Porto também possui transporte eficiente, integrado e moderno. Curiosamente, é a região com melhores índices de acessibilidade rodoviária e ferroviária do país é a Área Metropolitada do Porto, segundo estudo da Fundação Manuel dos Santos.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, n o Porto, é o segundo maior de Portugal em volume de passageiros, atrás apenas do Aeroporto de Lisboa. Localizado a cerca de 11 km do centro da cidade, entre os municípios da Maia, Matosinhos e Vila do Conde, opera voos domésticos e internacionais para vários destinos. Além disso, em 2024, movimentou aproximadamente 15,9 milhões de passageiros. É um hub para a TAP Air Portugal e uma base importante para companhias como Ryanair, EasyJet e Transavia France.
O Porto tem duas importantes estações ferroviárias: São Bento e Campanhã. A Estação de São Bento, localizada no coração da cidade, é considerada uma das mais bonitas da Europa, famosa pelos seus painéis de azulejos que retratam cenas da história portuguesa.
Os trens suburbanos conectam o Porto a diversas cidades do norte do país, como Braga, Guimarães, Aveiro e Espinho, facilitando deslocamentos diários para trabalho, estudo ou turismo.
O valor do bilhete varia conforme a zona percorrida. O sistema é integrado com o cartão Andante, o que permite o uso combinado com metrô e ônibus. O passe mensal, que cobre toda a Área Metropolitana do Porto, custa €40 e é uma opção bastante vantajosa para quem utiliza transporte público com frequência.
O metrô do Porto foi inaugurado em 2002 e é hoje um dos sistemas de transporte mais modernos de Portugal, com ligações diretas para o aeroporto, o centro histórico e cidades como Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia e Póvoa de Varzim. É composto por 6 linhas e 81 estações, combinando trechos subterrâneos — principalmente na área central da cidade — com segmentos à superfície, que atendem zonas suburbanas e cidades vizinhas.
Quanto custa o metro no Porto?
A tarifa varia conforme a distância percorrida, sendo o bilhete mais básico a partir de €1,40 (zona Z2). Todos os bilhetes têm validade de 1 hora, permitindo trocas de linha dentro da mesma zona tarifária. O uso do cartão Andante é obrigatório para validar as viagens. Ele pode ser recarregado com títulos ocasionais ou com o passe mensal.
Um metro sem catracas!
Um aspecto interessante é que o metrô do Porto não possui catracas, o que agiliza o fluxo de passageiros. No entanto, a fiscalização é frequente e rigorosa. Os fiscais circulam pelas composições e estações, e quem for apanhado sem bilhete validado está sujeito a multas que podem ultrapassar os €100. Por isso, é essencial validar o bilhete antes de embarcar.
No Porto, o sistema de autocarros é operado pela STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto), que administra 71 linhas de autocarros, com 58 linhas diurnas funcionando das 6h00 às 00h30, e algumas linhas noturnas garantindo serviço 24 horas por dia, todos os dias do ano.
As tarifas dos autocarros urbanos variam conforme a zona percorrida e o modo de pagamento. O bilhete avulso comprado diretamente ao motorista custa €2,50, mas ao utilizar o cartão Andante o valor cai para €1,40 (zona Z2) ou €1,80 (zona Z3). Todos os bilhetes têm validade de 1 hora, e o sistema de autocarros é integrado com outros meios de transporte, como o metro e os comboios suburbanos, facilitando o deslocamento pela Área Metropolitana do Porto.
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