Xinhua - 17/01/2021 - 11:36:02
O primeiro-ministro português, António Costa, reuniu-se nesta sexta-feira com o Colégio de Comissários Europeus liderado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para discutir o programa e as prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE).
Costa disse que a prioridade da presidência portuguesa será a recuperação econômica para garantir que todos os instrumentos construídos se tornem eficazes e que os fundos de apoio da UE cheguem aos 27 países-membros.
"Todos os instrumentos financeiros concebidos têm de ser operacionalizados o mais depressa possível", destacou ele.
Em uma conferência de imprensa conjunta com von der Leyen, Costa explicou que a segunda prioridade é o desenvolvimento do Pilar Social da União Europeia, enquanto a terceira é "reforço da autonomia estratégica" da Europa no mundo.
Von der Leyen garantiu que a Comissão Europeia apoiará uma implantação rápida e tranquila das vacinas na União Europeia. Ela também destacou a importância dos laços transatlânticos do bloco e suas relações com a África e a Índia.
Costa e von der Leyen convidaram formalmente os chefes de Estado e de governo da UE, suas instituições e os parceiros sociais para participarem da Cimeira Social, que será realizada em maio no Porto.
"Com este evento, enviaremos um sinal político muito forte: a União Europeia promove uma recuperação que dá prioridade às pessoas e ao seu bem-estar", ressaltou von der Leyen.
A Cimeira Social anterior da UE ocorreu em novembro de 2017 em Gotemburgo, Suécia, e resultou na proclamação do "Pilar Europeu dos Direitos Sociais".
Costa argumentou que a UE precisa "de um compromisso comum para tornar o Pilar Europeu dos Direitos Sociais uma realidade", porque "a dimensão social da UE é absolutamente fundamental para garantir que a dupla transição de que as nossas sociedades necessitam seja justa e inclusiva, não deixando ninguém para trás".
"As transições ecológica e digital estão a mudar a forma como vivemos e trabalhamos", afirmou, acrescentando que é necessária uma adaptação a essas mudanças. "Para sair da crise provocada pela pandemia de COVID-19, a recuperação tem de ser inclusiva, sustentável e resiliente", concluiu.
Após anos morando em Portugal escritor cria guia com mais de 2 mil palavras divergentes
"Nestas áreas do clima, energia e mobilidade, somos muito competitivos e capazes de atrair muito financiamento", disse a presidente da ANI, Joana Mendonça, à agência de notícias Lusa.
O governo português quer criar um novo visto que possibilite a entrada legal de estrangeiros que desejam vir ao país para procurar emprego
Destino português proporciona vivências imperdíveis aos seus visitantes
Mais brasileiros imigrando
Competição será disputada entre 5 e 17 de dezembro
Com o objetivo de facilitar o processo de busca documental, os especialistas desenvolveram um banco de dados inédito, com mais de um milhão de metadados
Mãe e seu bebê recém-nascido.
Moçambique e Suíça eram parte de um grupo de 62 Estados-membros que nunca tiveram assento no Conselho
Por que os azulejos se tornaram símbolo nacional?
Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Cravinho
Comentários para "União Europeia se concentrará na recuperação econômica durante presidência de Portugal":