Demora na nomeação de delegada para superintendência gera crítica de entidade

O Ministério da Justiça informou que o ministro da Justiça, Torquato Jardim, não ira nomear Érika Marena enquanto não receber uma manifestação da família de Cancellier.

Demora na nomeação de delegada para superintendência gera crítica de entidade
Demora na nomeação de delegada para superintendência gera crítica de entidade

Por Matheus Leitão/g1/foto: Reprodução - 30/11/-0001 00:00:00 | Foto:

A demora na confirmação da delegada Erika Mialik Marena para o cargo de superintendente da Polícia Federal em Sergipe tem gerado desconforto dentro da corporação e em entidade de classe da PF.

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Felix Paiva, afirmou ao blog que causa estranheza e deixa a corporação preocupada.

Erika ganhou notoriedade quando teve atuação em Curitiba, onde batizou a Lava Jato. No filme que retratou a operação – "Polícia Federal - A lei é para todos" – , ela foi interpretada pela atriz Flávia Alessandra.

Marena foi a mais votada na lista tríplice da ADPF para diretor-geral. Depois que deixou a Lava Jato, Marena atuou na área de combate à corrupção e desvios de verbas públicas, agora em Santa Catarina.

Em setembro, a operação Ouvidos Moucos foi deflagrada e o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier, foi preso junto com outras seis pessoas. Liberado no dia seguinte, o reitor cometeu suicídio dezoito dias depois.

A família, então, protocolou uma petição no Ministério da Justiça pedindo providências sobre a conduta da delegada Érika Marena na Ouvidos Moucos.

Uma investigação da corregedoria da PF foi concluída isentando a delegada de culpa. O resultado foi enviado ao Ministério da Justiça e o diretor-geral da PF, Fernando Segóvia, pediu para a pasta oficializar o ato de nomeação da delegada para o cargo de superintendente em Sergipe.

Desde então, há um mês, nada ocorreu. “Com base no parecer da corregedoria da PF, acreditamos que a Dra. Érika cumpriu o seu dever de forma diligente, profissional e com a boa técnica de sempre. São características que a fazem ser cada vez mais admirada pelos seus pares”, diz Edvandir.

Procurado pelo blog, o Ministério da Justiça informou que o ministro da Justiça, Torquato Jardim, não ira nomear Érika Marena enquanto não receber uma manifestação da família de Cancellier. O MJ informa ainda que o relatório da corregedoria foi enviado para interlocutores da família.

Comentários para "Demora na nomeação de delegada para superintendência gera crítica de entidade":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório