'É preciso unir esforços', diz Lewandowski sobre ação contra crimes de abuso de crianças

Ação conjunta entre Polícia Federal e Polícias Civis de 16 estados reforça a importância da integração no enfrentamento à exploração sexual infantil

'É preciso unir esforços', diz Lewandowski sobre ação contra crimes de abuso de crianças
'É preciso unir esforços', diz Lewandowski sobre ação contra crimes de abuso de crianças

Agência Gov | Via Mjsp - 09/10/2025 08:10:54 | Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou que a integração entre forças de segurança federais e estaduais foi determinante para o sucesso da Operação Nacional Proteção Integral III, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (8/10). A ação teve como foco identificar e prender criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes, especialmente pela internet.

Essa foi uma operação gigantesca a partir da detecção de inúmeros casos de abusos contra estes seres indefesos. Em um País continental como o nosso, com tantas diferenças regionais, peculiaridades e especificidades, as forças de segurança precisam atuar juntas para combater a criminalidade, unindo esforços e inteligência, como agora”, afirmou Lewandowski.

Foram cumpridos simultaneamente, em todas as unidades da Federação, 182 mandados de busca e apreensão, além de 11 mandados de prisão preventiva, resultando em 55 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e três vítimas resgatadas.

A operação mobilizou 617 policiais federais de todo o País, além de 273 policiais civis de 16 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, ressaltou que a atuação coordenada reflete a prioridade da instituição no enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil. “Somente entre janeiro e setembro de 2025, cumprimos 1.630 mandados de prisão contra abusadores de crianças e adolescentes”, detalhou.

Este ano já fizemos mais de 700 operações nessa área, também atuando permanentemente seguindo as diretrizes muito claras do ministro Ricardo Lewandowski. Isso demonstra o empenho da instituição em proteger crianças e adolescentes e responsabilizar autores de crimes dessa natureza”, completou Andrei.

A PF alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.

Resumo da Operação Nacional Proteção Integral III
• Mandados de busca e apreensão: 182

• Prisões em flagrante: 55 (em andamento)

• Vítimas resgatadas: 3 (em andamento)

• Policiais envolvidos: 617 federais e 273 civis

Comentários para "'É preciso unir esforços', diz Lewandowski sobre ação contra crimes de abuso de crianças":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório