Iniciativa de ex-deputada baiana inspira homenagens a professores brasileiros

O título do prefácio Exemplo a ser imitado, na obra Obrigada, Professor. Obrigado, professora, escrito por João Carlos Teixeira Gomes, foi um vaticínio

Iniciativa de ex-deputada baiana inspira homenagens a professores brasileiros
Iniciativa de ex-deputada baiana inspira homenagens a professores brasileiros

Planalto Em Pauta - 25/07/2023 14:51:02 | Foto: Reprodução 

O título do prefácio Exemplo a ser imitado, na obra Obrigada, Professor. Obrigado, professora, escrito por João Carlos Teixeira Gomes, foi um vaticínio: vem se espalhando por todo o país, como na rede pública de ensino de São Paulo e nas propagandas da Rede Brasil de Comunicação, sob o slogan Valeu, Professor!
João Carlos Teixeira (in memoriam) foi professor da Universidade Federal da Bahia, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras da Bahia. Ele diz que o livro “registra uma das iniciativas mais louváveis da deputada Maria José Rocha no transcorrer do seu mandato: a homenagem prestada aos professores baianos (e, por extensão, aos professores de todo o Brasil) em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, sob o título “Obrigado, Professor. Obrigada, Professora, em 11 de novembro de 1998”.

Ele registrou também: “Vivemos em um país com precárias tradições de ensino, negligenciando, assim, a construção do nosso presente e do nosso futuro. No meio de um contexto de escolas públicas marcadas pelo desaparelhamento de recursos e instalações para o cumprimento de sua finalidade, ao lado de um ensino particular estigmatizado pela verocidade mercantilista, sobressai, tristemente, o desamparo do professor, premido pelas dificuldades materiais e por uma remuneração aviltante, que lhe desestimula não só o desempenho, como também o aperfeiçoamento profissional. É comum que não tenha dinheiro sequer para comprar livros e, portanto, atualizar-se”.

Assinala que, “por lamentável (e iníqua) tradição, no Brasil o professor costuma ser simultaneamente mártir e herói, quando deveria ser apenas (ou sobretudo) uma pessoa capacitada para o exercício da sua relevante missão social, prestigiada pela sociedade e amparada pelos poderes públicos, com remuneração à altura da importância de que o seu trabalho se reveste para toda a coletividade. O contrário é o que se verifica. Cheios de meras frases de efeito, demogógicas e insinceras, ou discursos oficiais apenas ressaltam no magistério o seu caráter de sacerdócio (que ele realmente tem), mas sem a contrapartida de oferecer as condições necessárias a que o professor possa atuar na plenitude dos seus recursos e das suas qualificações”.

João Carlos Teixeira comemorou: “É com alegria, pois, que diante de um quadro de alheamento oficial e de penúria que se acentua com o passar dos anos, podemos aqui registrar a atitude da deputada Maria José Rocha, idealista e de longa data voltada para as causas sociais, mentora de ideia simples e brilhante: convocar a sociedade baiana para que apresentasse, ela própria, um conjunto de mestres que a marcaram em diversos níveis de atividades e profissões, para que recebessem na Assembleia Legislativa, enfim funcionando com a ressonância de uma autêntica Casa do Povo, a homenagem de que se fizeram credores pela sua competência e pelo seu devotamento à vida magisterial”.

Comentários para "Iniciativa de ex-deputada baiana inspira homenagens a professores brasileiros":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório