Pela primeira vez, Universidade Federal do Rio de Janeiro terá reitora

Eu agora sou o novo "homemfóbico", diz Bolsonaro sobre nomeação

Pela primeira vez, Universidade Federal do Rio de Janeiro terá reitora
Pela primeira vez, Universidade Federal do Rio de Janeiro terá reitora

Por Ingrid Soares-correio Braziliense - 21/05/2019 06:02:03 | Foto: Correio Braziliense

Em quase 100 anos de história, pela primeira vez uma mulher assumirá a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou ontem que vai confirmar a nomeação da biofísica Denise Pires de Carvalho para ocupar o cargo. Ela foi escolhida pela comunidade acadêmica no primeiro turno da consulta eleitoral, com 9.427 votos, e confirmada pelo colégio eleitoral da instituição.


Bolsonaro se pronunciou durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Industrial, na sede da Firjan, no Rio. “Hoje (ontem), devo assinar aqui o nome da nova reitora da UFRJ. Tomei conhecimento a respeito dela, da lista tríplice, bem como demais chegados (sic). É a pessoa adequada para estar à frente da UFRJ. Eu disse reitora, já dei a dica de quem é. Os outros dois são homens. Eu agora sou o novo ‘homemfóbico’”, brincou.


O presidente falou sobre o contingenciamento de pelo menos 30% no orçamento discricionário das universidades e institutos federais e sobre os protestos nacionais ocorridos no último dia 15. “Nosso querido Exército brasileiro faz um trabalho excepcional. O nosso contingenciamento foi de 40%. Na Educação, foi mais ou menos 3,5%. Gente na rua protestando. Quando digo que o Brasil não tem nenhuma universidade entre as 250 melhores do mundo, algo está errado”, afirmou.


A biofísica foi vitoriosa no primeiro turno devido ao sistema de ponderação adotado no regimento da pesquisa, as chapas 10, 40 e 20 tiveram,respectivamente, 24,66%, 17,68% e 4,83% dos votos possíveis dentro do universo de votantes. Para ser encerrada no primeiro turno, a chapa em primeiro lugar deveria ter um total de votos superior à soma da votação das outras chapas, mais brancos e nulos. Assim, o segundo turno não ocorreu por uma diferença de 0,9% entre o percentual da chapa 10 e os demais. A pesquisa registrou 121 votos brancos (0,41%) e 233 nulos (0,82%).


A professora é titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) e leciona nos cursos de graduação da área da saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia da UFRJ. É também médica formada pela UFRJ com diploma cum laude (coeficiente de rendimento acumulado acima de 8) e possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), ambos pelo IBCCF/UFRJ. Também foi indicado ao cargo de vice-reitor, o professor Carlos Frederico Leão Rocha, associado ao Instituto de Economia (IE) da universidade.


Abertas inscrições para o Encceja 2019
Começaram ontem as inscrições para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019, que podem ser feitas gratuitamente até o dia 31 de maio. Aqueles que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio. Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter pelo menos 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos. Uma novidade desta edição será uma versão do edital em Libras. Outra mudança é que o participante que já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição.

Comentários para "Pela primeira vez, Universidade Federal do Rio de Janeiro terá reitora":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório