×
ContextoExato

Pela primeira vez, Universidade Federal do Rio de Janeiro terá reitora

Pela primeira vez, Universidade Federal do Rio de Janeiro terá reitoraFoto: Correio Braziliense

Eu agora sou o novo "homemfóbico", diz Bolsonaro sobre nomeação

Por Ingrid Soares-correio Braziliense - 21/05/2019 - 06:05:01

Em quase 100 anos de história, pela primeira vez uma mulher assumirá a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou ontem que vai confirmar a nomeação da biofísica Denise Pires de Carvalho para ocupar o cargo. Ela foi escolhida pela comunidade acadêmica no primeiro turno da consulta eleitoral, com 9.427 votos, e confirmada pelo colégio eleitoral da instituição.


Bolsonaro se pronunciou durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Industrial, na sede da Firjan, no Rio. “Hoje (ontem), devo assinar aqui o nome da nova reitora da UFRJ. Tomei conhecimento a respeito dela, da lista tríplice, bem como demais chegados (sic). É a pessoa adequada para estar à frente da UFRJ. Eu disse reitora, já dei a dica de quem é. Os outros dois são homens. Eu agora sou o novo ‘homemfóbico’”, brincou.


O presidente falou sobre o contingenciamento de pelo menos 30% no orçamento discricionário das universidades e institutos federais e sobre os protestos nacionais ocorridos no último dia 15. “Nosso querido Exército brasileiro faz um trabalho excepcional. O nosso contingenciamento foi de 40%. Na Educação, foi mais ou menos 3,5%. Gente na rua protestando. Quando digo que o Brasil não tem nenhuma universidade entre as 250 melhores do mundo, algo está errado”, afirmou.


A biofísica foi vitoriosa no primeiro turno devido ao sistema de ponderação adotado no regimento da pesquisa, as chapas 10, 40 e 20 tiveram,respectivamente, 24,66%, 17,68% e 4,83% dos votos possíveis dentro do universo de votantes. Para ser encerrada no primeiro turno, a chapa em primeiro lugar deveria ter um total de votos superior à soma da votação das outras chapas, mais brancos e nulos. Assim, o segundo turno não ocorreu por uma diferença de 0,9% entre o percentual da chapa 10 e os demais. A pesquisa registrou 121 votos brancos (0,41%) e 233 nulos (0,82%).


A professora é titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) e leciona nos cursos de graduação da área da saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia da UFRJ. É também médica formada pela UFRJ com diploma cum laude (coeficiente de rendimento acumulado acima de 8) e possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), ambos pelo IBCCF/UFRJ. Também foi indicado ao cargo de vice-reitor, o professor Carlos Frederico Leão Rocha, associado ao Instituto de Economia (IE) da universidade.


Abertas inscrições para o Encceja 2019
Começaram ontem as inscrições para o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019, que podem ser feitas gratuitamente até o dia 31 de maio. Aqueles que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão no ensino fundamental ou médio. Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter pelo menos 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos. Uma novidade desta edição será uma versão do edital em Libras. Outra mudança é que o participante que já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição.

Comentários para "Pela primeira vez, Universidade Federal do Rio de Janeiro terá reitora":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
...