Por que o golpe do Whatsapp funciona?

Roteirista Daniel Fraiha relata caso na família e analisa raízes das fraudes no Brasil

Por que o golpe do Whatsapp funciona?
Por que o golpe do Whatsapp funciona?

Por Matheus Leitão - Veja.com - 19/10/2021 07:29:14 | Foto: Road, technology and communications - reprodução

Existem vários golpes do whatsapp, como a maioria das pessoas já sabe, que vão desde a clonagem de contas até o uso da foto da pessoa com um número de telefone falso, mas a grande pergunta que fica no ar é por que eles funcionam e continuam crescendo tanto?

Para se ter ideia, só no Rio de Janeiro, os golpes aplicados por estelionatários, que incluem os do whatsapp, mas passam por vários outros tipos, cresceram cerca de 55% entre o primeiro semestre de 2019 e o mesmo período de 2021, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). A transformação digital intensificada com a pandemia e facilitada com o pix teve um impacto forte nesse boom e cada vez mais ouvem-se casos parecidos.

Na última semana, uma pessoa da minha família passou por um desses golpes e acabou transferindo dinheiro para um golpista por pix. Depois que ficou clara a fraude, começou uma correria para fazer boletim de ocorrência e em seguida falar com o banco digital (aquele com nome de jogada de Batalha Naval), em pleno feriado, para tentar reaver o dinheiro transferido para a conta de algum provável laranja do esquema. A atendente do banco fez o registro pelo telefone, deu o famoso número do protocolo e disse que encaminharia ao setor responsável. No dia seguinte, numa nova ligação, outra atendente informou que o saldo da conta do laranja, já bloqueada, estava zerado, mas que a resposta completa do banco viria em cinco dias úteis. Tempo suficiente para o golpista se mandar para qualquer lugar.

Veja matéria completa aqui.

Comentários para "Por que o golpe do Whatsapp funciona?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório