×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 16 de maio de 2022

Verão é sol, mar e curtição. 5 doenças mais comuns do verão e o que fazer para se proteger contra elas

Verão é sol, mar e curtição. 5 doenças mais comuns do verão e o que fazer para se proteger contra elasFoto: Pixabay

Risco de câncer de pele aumenta na época do verão; saiba como se proteger

Ig Saúde - 22/12/2019 - 09:18:34

Verão é época de sol, mar e curtição. Mas infelizmente, esse momento de descanso pode acompanhar uma série de doenças que causam muito incômodo. Confira a seguir quais são as doenças mais comuns do verão e saiba como se proteger delas:

1. Desidratação

Com o sol mais forte do verão, as pessoas costumam ter uma perda maior de líquidos no corpo. O suor, por exemplo, contribui para esse cenário, pois através dele ocorre a perda de sais minerais. Conforme matéria prévia no IG , a perda excessiva e persistente de líquidos leva a diminuição do fluxo de sangue para os órgãos.

Leia mais: Risco de câncer de pele aumenta na época do verão; saiba como se proteger

Se a sua urina está muito amarela, a pele seca e você se sente muito cansado, com vontade até de desmaiar, pode ser que o seu corpo esteja pedindo apenas uma boa hidratação. O perigo desse quadro é que pode ser causado por diarreias e vômitos, então quanto menos você tiver o costume de se hidratar, mais impactantes serão esses problemas. Portanto, o lembrete de sempre é: não esqueça de se manter hidratado!

2. Conjuntivit

A conjuntivite é uma doença que tem diversas causas, mas uma delas é recorrente no verão: nas praias e piscinas, a contaminação de micro-organismos é facilitada. Compartilhar artigos de maquiagem, além de andar em aglomerados e coçar os olhos com frequência são hábitos não indicados e que podem levar à doença. Alguns tipos de conjuntivite são contagiosos e outros não, por isso a dica é ter cuidado.

Alguns sintomas desse quadro são as pálpebras inchadas e a secreção presente nos olhos. De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, que já falou sobre o assunto em uma outra matéria do IG , "nos meses mais quentes do ano, 4 em cada 10 pacientes já chegam aos consultórios usando colírio por conta própria e por isso colocam a visão em risco”. Assim, a indicação é sempre procurar um oftalmologista para recomendar o colírio indicado em cada caso.

3. Intoxicação alimentar

Segundo o Eduardo Grecco, gastrocirurgião e endoscopista, "a intoxicação alimentar é um problema de saúde que pode ser causado pela má ingestão de água ou até dos alimentos contaminados. Essa contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e armazenamento".

Um hábito comum do verão é comer em barraquinhas ou restaurantes variados, sem saber muita coisa sobre a higiene do local. A falta de higiene é a maior causadora dessa doença e por isso, deve-se estar atento aos estabelecimentos onde você vai. Carne crua, ovos, leite, plantas e legumes são os principais alimentos com bactérias responsáveis pela contaminação.

Leia mais: Não se preveniu nas férias? Saiba os sintomas e tratamentos das micoses e herpes

Os sintomas da intoxicação alimentar podem ser muito graves: desidratação, dores abdominais similares à cólica, desinterias, náuseas, vômitos e febre.

Manter bons hábitos de higiene, sempre lavando as mãos e andando com álcool em gel, é a maior recomendação para evitar esse problema. Lavar bem os alimentos, principalmente as verduras (de preferência com gotinhas de hipoclorito) também é uma dica importante.

4. Micose

Para a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), micoses são infecções causadas por excesso de fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Essa doença é mais comum nos litorais e ambientes de praia, pois o calor e a umidade favorecem o seu desenvolvimento. Sintomas como coceira e manchas brancas podem indicar a presença da infecção.

Fungos são presentes em todas as pessoas, mas sistema imunológico fraco, consumo excessivo de açúcares e alergias podem desencadear o quadro infeccioso, segundo o Ministério da Saúde.

São vários os tipos de micose e os tratamentos envolvem sprays antifúngicos junto à mudanças de hábito. Alguns comportamentos de prevenção são: secar bem as dobras do corpo, não ter contato prolongado com água e sabão e não andar descalço em locais úmidos.

5. Otite

Mergulhar nas praias e piscinas durante o verão é ótimo, mas caso você não enxugue bem as orelhas, esse pode ser um motivo de surgimento da otite. A região úmida formada no canal auditivo ajuda na proliferação de bactérias. É o que afirma a a fonoaudióloga Cintia Fadini, entrevistada numa matéria do IG dedicada apenas à essa doença.

Leia mais: Cuidados para evitar a gastroenterite no verão

A fonoaudióloga relata que no verão, o tipo mais comum é a otite externa, que atinge a orelha externa, formada pelo pavilhão auricular e pelo meato acústico externo. Objetos como cotonetes, invés de ajudar, também podem contribuir no aparecimento da condição. Os sintomas mais comuns nesse caso são o sentimento de dor e ouvido trancado, que pode irradiar para a cabeça.

Link deste artigo: https://saude.ig.com.br/2019-12-22/as-5-doencas-mais-comuns-do-verao-e-o-que-fazer-para-se-proteger-contra-elas.html

Comentários para "Verão é sol, mar e curtição. 5 doenças mais comuns do verão e o que fazer para se proteger contra elas":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Dia Internacional das Famílias destaca impacto da urbanização sobre os lares

Dia Internacional das Famílias destaca impacto da urbanização sobre os lares

A ONU marca em 15 de maio o Dia Internacional das Famílias com foco na urbanização e como melhorar a vida das pessoas nas cidades

Coreia do Norte confirma 21 novas mortes suspeitas de Covid-19

Coreia do Norte confirma 21 novas mortes suspeitas de Covid-19

Apesar das medidas restritivas para evitar a circulação de pessoas entre cidades, as descrições da mídia estatal norte-coreana indicam que a população não está confinada.

Espera de entrevista para visto norte-americano chega a 354 dias em SP

Espera de entrevista para visto norte-americano chega a 354 dias em SP

Nos demais consulados no país a demora é menor

"Sem Caribe, não há América": campanha busca visibilizar a necessidade da integração regional

Economista haitiano propõe uma "pedagogia das revoluções" como estratégia contra o domínio imperialista em toda a região

Filmes, livros e contos são recursos para quem quer saber mais sobre o Japão

Filmes, livros e contos são recursos para quem quer saber mais sobre o Japão

Conhecer alguns termos e palavras principais na língua japonesa também é uma forma de saber mais sobre o país, além de ajudar a se sentir mais próximo da cultura

Profissionais de MSF seguem detidos injustamente há 4 meses em Camarões

Profissionais de MSF seguem detidos injustamente há 4 meses em Camarões

Organização pede libertação imediata de enfermeira e motorista presos após socorrerem ferido

Norma internacional previne acidentes e incidência de doenças no trabalho

Norma internacional previne acidentes e incidência de doenças no trabalho

Campanha Abril Verde busca estimular a notificação de acidentes e doenças ocupacionais no país.

EUA: Republicanos ameaçam isenção fiscal da Disney por oposição a leis anti-LGBT

EUA: Republicanos ameaçam isenção fiscal da Disney por oposição a leis anti-LGBT

Alguns republicanos temem que as iniciativas possam sair pela culatra com eleitores moderados, que não concordam com uma agenda anti-LGBT.

OMS continua investigando causas de hepatite aguda em crianças na Europa

OMS continua investigando causas de hepatite aguda em crianças na Europa

Criança recebe vacina contra hepatite B, porém casos recentes não foram associados aos vírus tradicionais.

Macron é o 1º presidente reeleito na França em 20 anos; Le Pen reconhece derrota

Macron é o 1º presidente reeleito na França em 20 anos; Le Pen reconhece derrota

Cinco anos atrás, Macron conquistou uma vitória expressiva também sobre Marine. Na ocasião, ele se tornou o mais jovem presidente francês.

Dia da Terra: Prêmio global destina US$ 3 milhões a projetos sustentáveis

Dia da Terra: Prêmio global destina US$ 3 milhões a projetos sustentáveis

Prêmio Zayed de Sustentabilidade está com inscrições abertas para PMEs, ONGs e projetos de Escolas Secundárias para o ciclo de 2023