Você precisa de uma Ideologia para viver? Não troque tudo por ideologia

A ideologia não é o real, mas o ideal, é um conjunto de crenças

Você precisa de uma Ideologia para viver? Não troque tudo por ideologia
Você precisa de uma Ideologia para viver? Não troque tudo por ideologia

Por Miguel Lucena - 05/12/2022 20:18:58 | Foto: Eleitores em frente à casa de Bolsonaro no Rio - Tânia Rêgo/Agência Brasil

As pessoas trocam juras de amor e amizade, recorrem aos mais próximos nas horas de aflição, perdem noites nas filas de hospitais socorrendo o familiar e até o vizinho, mas esquecem disso tudo quando uma tal de ideologia política entra em sua vida.

“Ideologia, eu quero uma pra viver!”, dizia Cazuza, criticando o garoto que queria mudar o mundo e depois vivia no “grand monde”, em cima do muro, e lembrando dos heróis que morreram de overdose, drogados, e sem ir ao analista para não esquecer quem eram.

A ideologia não é o real, mas o ideal, é um conjunto de crenças e, portanto, não deveria se limitar à política, feita de alianças conjunturais, nem afastar as pessoas.

Laços familiares estão sendo rompidos porque uma parte da família é Lula e a outra é Bolsonaro. Os critérios de avaliação de caráter agora são ideológicos: dependendo de que lado o sujeito está, ele pode tudo, está perdoado, mesmo que seja um sem-vergonha.

Eu não embarco nessa e não confundo parentesco e amizade com política. Quem condiciona isso a uma exaltação desse ou daquele líder, desse ou daquele partido viajou em outra dimensão e procura lá uma razão para viver.

Comentários para "Você precisa de uma Ideologia para viver? Não troque tudo por ideologia":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório