Além do futuro chefe do Executivo local, os próximos vice-governador, senadores, deputados federais e deputados distritais receberão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) documento que os torna aptos a tomar posse, em 1º de janeiro.
Por Augusto Fernandes - Especial Para O Correio/foto: Tse - 18/12/2018 09:05:15 | Foto:
O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), receberá na noite de hoje do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o diploma que o habilita a tomar posse como chefe do Palácio do Buriti a partir de 1º de janeiro. A cerimônia de diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e marca o fim do processo eleitoral. Presidente da Corte, a desembargadora Carmelita Brasil entregará o documento ao emedebista.
O evento ocorrerá no Auditório Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano (SMU), às 19h. Também serão diplomados os outros 39 candidatos eleitos neste ano no Distrito Federal, como o futuro vice-governador, Paco Britto (Avante), os senadores Leila do Vôlei (PSB) e Izalci (PSDB) — assim como os dois suplentes de cada um deles —, além dos deputados federais e distritais escolhidos pela população (veja Rumo ao poder).
A cerimônia será restrita a convidados. Todos os eleitos confirmaram presença, mas, caso algum não compareça à sessão de hoje, deverá pegar o diploma antes da data da posse. Mesmo aqueles que tiveram as prestações de contas da campanha rejeitadas pelo TRE — Luis Miranda (DEM), para o cargo de deputado federal, e Agaciel Maia (PR), Reginaldo Veras (PDT) e Chico Vigilante (PT), para distrital — receberão o diploma nesta noite. “Não há nenhum eleito impedido de ser diplomado no DF. A reprovação de contas pode ser revista após recurso; então, não é requisito para impossibilitar a diplomação”, informou o TRE.
Responsabilidade
Durante a diplomação, Ibaneis Rocha terá a oportunidade de fazer um discurso. O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF) foi eleito governador no segundo turno. Derrotou o atual chefe do Executivo local, Rodrigo Rollemberg (PSB), com quase 70% dos votos válidos — mais de 1 milhão de eleitores escolheram o emedebista. “A expectativa é grande, porque a responsabilidade é imensa. Sei o tamanho do desafio que me espera e o que o Distrito Federal quer de mim. Os compromissos de campanha, eu garanto, assim como reafirmo a minha disposição de trabalhar muito para que o DF reencontre o seu caminho de desenvolvimento e o bem-estar para todos. E isso será feito a partir do primeiro dia de governo”, afirma Ibaneis.
Após a diplomação, passa a valer o prazo para a contestação do documento. São contados três dias úteis para que o Ministério Público Eleitoral (MPE) entre com recurso contra expedição do diploma. Enquanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não decidir sobre eventual impugnação, o diplomado poderá exercer o mandato normalmente.
Rumo ao poder
Governador e vice
Senadores
Suplentes de senadores
Deputados federais
Deputados distritais
Comentários para "Eleitos no Distrito Federal serão diplomados hoje Pelo TRE":