×
ContextoExato

Contexto Exato

Brasil - Brasília - Distrito Federal - 25 de junho de 2022

Genoíno, a dor da filha Miruna, e a realidade do resto do Brasil

Genoíno, a dor da filha Miruna, e a realidade do resto do BrasilFoto:

Edson Sombra/ Redação /Com informações do Portal A justiceira de esquerda - 27/11/2013 - 13:06:36


A filha de José Genoíno, Miruna Genoíno, divulgou mais uma carta aos brasileiros. Desta vez, queixando-se das condições da prisão impostas ao pai, condenado por fazer parte do esquema do “mensalão”.


Somos solidários a sua dor. É triste, com certeza, para uma filha, ver o pai no cárcere. Prisão, de fato, não é o lugar em que nenhum ser humano deveria estar, o lugar é fétido, insalubre e desumano. A comida é um lixo. A solidariedade à dor de uma filha deve ser prestada por todos, mas, algumas considerações Miruna, precisam ser feitas em relação à sua carta. ...


A carta de Miruna Genoíno.


"Deve ser muito chato me conhecer nesse momento. Porque é muito chato ser eu mesma nesse momento. E porque sempre é melhor olhar para o lado do que parar e pensar no que fazer quando algo muito grave está acontecendo. Com a minha família, claro.


Finalmente o Joaquim Barbosa tem o que queria, um laudo médico, feito com meu pai já alimentado corretamente e medicado, e ao lado da família, dizendo que não, ele não tem nada grave. Ele quase morreu em julho, venceu os 10% de chances de sobreviver, teve uma dor que só o fazia pensar em morrer com tal de que ela se fosse e não, ele não tem nada grave. Meu pai teve vários episódios de pressão alta na prisão, comeu lixo e voltou com o sangue quase se esvaindo em uma hemorragia, mas sim, na prisão é possível que seja bem cuidado.


Agora eu me pergunto: SRS. MÉDICOS, OS SRS. ESTIVERAM NA PAPUDA? Com que autoridade os srs. sentem-se no direito de dizer que meu pai pode voltar para lá? Viram as condições oferecidas? Comeram a comida de lá? Foram ao banheiro de lá? Viram o ambulatório? Equipamentos de lá? Não precisam me responder. Hoje eu estou aqui, longe do meu pai, com o coração sangrando, no fundo do poço, e os senhores estarão entrando em seus consultórios certamente com a consciência muito tranquila.


No entanto, apesar de ser difícil, eu acredito que a justiça, não a dos homens, não falha jamais, e que vocês um dia sentirão na pele o que é agir com falta de humanidade e sem um mínimo de vergonha na cara.


TENHO VERGONHA DO MEU PAÍS, QUE DEIXA QUE SE CONDENE UMA PESSOA À PENA DE MORTE ENQUANTO SEU ÚNICO ERRO FOI NÃO TER MEDO DE LUTAR PELOS DEMAIS." Finaliza a filha de Genoíno.


Miruna, nós do blog entendemos a sua dor, ela é compreensível, você é filha, mas o seu pai e o partido que ele ajudou a fundar, infelizmente, nos últimos 11 anos, perpetuaram e agravaram, situações que nos fazem também ter vergonha do Brasil.


Também tenho vergonha do Brasil, que deixa milhares na indigência. Quantas pessoas morrem por falta de medicamentos e leitos hospitalares na rede pública de saúde. A condição em que são depositados os presos no cárcere, apinhados em celas insalubres e fétidas.


São vergonhosos os juros que se pagam no Brasil. A nossa educação é uma droga, e, por falar em droga, em nossas cidades vemos o avanço do crack. Quantas cracolândias existem por aí, sem que as autoridades públicas façam nada.


Eu tenho vergonha desse Brasil subdesenvolvido, que fomenta a miséria para manter a perpetuação de alguns no poder.


A responsabilidade de boa parte das mazelas que chicoteiam o lombo dos demais brasileiros, é dos políticos, que para se perpetuarem no poder, fazem caixa dois nas eleições, que montam quadrilhas para achacar as nossas riquezas, que negociam até com o diabo para continuarem nas “tetas” do Estado, desde que ele seja o vice.


O seu pai Miruna, foi condenado pelo STF por fazer parte de uma dessas quadrilhas. Acredito que ele não tenha posto um centavo no bolso, mas estava lá, vendo a quadrilha agir e lhe emprestando aval. Seu pai Miruna, estava lá, ao lado do Roberto Jefferson, do Bispo Rodrigues, do João Paulo Cunha e de outros tantos condenados.


O seu pai e o partido político do seu pai, estavam lá, ao lado de tantos outros que são responsáveis pela miséria que tanto nos envergonha.


Miruna, as condições da Papuda são ruins? São, mas o Governador daqui de Brasília é amigão do seu pai. São do mesmo partido. O Governador nunca foi visitar o sistema prisional. A primeira vez que foi, a intenção era a de visitar o seu pai. O responsável pela Papuda é o Governador do Distrito Federal. Cobre dele melhorias no sistema. Lute pelos demais.


O erro do seu pai não foi o de lutar pelos demais, o erro do seu pai foi outro e, apesar da história de vida que ele tem, o erro precisa ser corrigido. No âmbito penal, a correção do erro se dá pelo cumprimento da pena imposta. É natural que você não enxergue o erro do seu pai, afinal, você é filha e o ama.


Não adianta dizer que foi um julgamento político, porque não o foi. Alguns inclusive foram absolvidos. Dentre os juízes que julgaram o seu pai, 08 foram nomeados pelo partido do seu pai, por Lula, que graças ao passado de luta de seu pai, chegou a presidente da República, e pela presidenta Dilma, que é filiada ao PT, partido que seu pai ajudou a fundar e com seu aval agora ajuda afundar.


Desde Adão e Eva, a tendência do homem é a de fugir das consequências dos próprios erros. Adão colocou a culpa em Eva, que por sua vez culpou a serpente. Com os réus do mensalão não é diferente.


Devemos ter vergonha não do julgamento do mensalão, mas dos outros julgamentos que ocorrem no Brasil, onde não são assegurados aos réus o direito à ampla defesa e a uma defesa efetiva. Devemos ter vergonha também de não vermos julgado o mensalao do PSDB e o mensalao do DEM. O seu pai teve defesa, e foi uma defesa qualificada. Se foi condenado, acredite, culpa e provas existiam. É dolorido, imagino que sim, afinal é o seu pai. Para o sistema penal, no entanto, ele não pode ser mais, ou melhor, do que qualquer outro.


A comida da Papuda é ruim? Sabe por quê? PROVAVELMENTE alguém está fraudando a “xepa”, pois, no papel, a comida é de boa qualidade. Tudo é de primeira, mas na prática, é diferente. É o nosso Estado, vergonhoso!

Que Deus lhe dê o conforto necessário para ultrapassar este momento difícil, tão difícil quanto o vivido por outros tantos filhos que têm os pais vivendo a miséria das demais cadeias brasileiras.

Comentários para "Genoíno, a dor da filha Miruna, e a realidade do resto do Brasil":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório
Passagens aéreas sobem 123% em 12 meses e lideram com as maiores altas

Passagens aéreas sobem 123% em 12 meses e lideram com as maiores altas

Os dados fazem parte da pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 24 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

ANS amplia cobertura de tratamentos de transtornos globais do desenvolvimento

ANS amplia cobertura de tratamentos de transtornos globais do desenvolvimento

A nota técnica que baseia a decisão cita manual do Sistema Único de Saúde

Minas Gerais é campeão na geração de energia solar

Minas Gerais é campeão na geração de energia solar

Estado é líder com mais de 16% da participação nacional

Reconhecimento de firma poderá ser feito on-line

Reconhecimento de firma poderá ser feito on-line

MP dos Cartórios também pretende atuar no processo de modernização com o objetivo de unificar os registros cartorais de todo o país

Passageiros terão de se acostumar com passagens mais caras, diz Iata

Passageiros terão de se acostumar com passagens mais caras, diz Iata

A entidade está realizando nesta semana, no Catar, seu encontro anual.

Brasil começa a tratar energia e sustentabilidade como temas prioritários

Brasil começa a tratar energia e sustentabilidade como temas prioritários

O IPCC também aponta que, nos próximos oito anos, 132 milhões de pessoas (especialmente de países mais vulneráveis, incluindo regiões da América do Sul) podem cair na extrema pobreza.

Turismo fatura R$ 15,4 bi só em março, segundo FecomercioSP

Turismo fatura R$ 15,4 bi só em março, segundo FecomercioSP

Buscas por viagens aumentam no primeiro semestre

Começa a 3ª fase da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal

Começa a 3ª fase da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal

As primeiras visitas aos cidadãos aconteceram em março, no estágio denominado arrolamento, em que agentes comunitários de saúde visitam setores sorteados em busca do público-alvo da sondagem.

Classes B, C, D e E no Brasil têm menos acesso a computadores desde a pandemia

Classes B, C, D e E no Brasil têm menos acesso a computadores desde a pandemia

Pesquisa TIC Domicílios foi divulgada hoje por centro de estudos

Aneel reajusta bandeiras tarifárias em até 64%

Aneel reajusta bandeiras tarifárias em até 64%

Consumidores não pagarão mais porque bandeira está verde

Procuradora de Registro espancada revela que 'tinha medo' de colega

Procuradora de Registro espancada revela que 'tinha medo' de colega

“Foi exposta a minha dignidade. Como mulher, fui desrespeitada, assim como servidora pública”, afirmou a procuradora-geral de Registro (SP)