Por Matheus Leitão: Um bom começo para uma crise que aflige tanto o país

Ou... a união de esforços na segurança pública

Por Matheus Leitão: Um bom começo para uma crise que aflige tanto o país
Por Matheus Leitão: Um bom começo para uma crise que aflige tanto o país

Por Matheus Leitão - Revista Veja - 31/10/2025 18:37:40 | Foto: © FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e governador do Rio, Cláudio Castro (PL), anunciam criação de escritório emergencial de enfrentamento ao crime organizado.

A criação do Escritório Emergencial de enfrentamento do crime organizado é um bom começo para a solução ideal no combate contra as cada vez mais poderosas facções do crime, como o Comando Vermelho. Trata-se da tão sonhada cooperação entre os estados e o governo federal.

O escritório, como o nome diz, é temporário e focado apenas na atual crise após a operação nos complexos da Penha e Alemão.

A solução mais estruturante é a PEC da Segurança Pública que cria o Sistema Único de Segurança Pública, o SUSP. Alguns governadores da ala conservadora acreditam que a proposta dá ao governo federal poderes em área que, pela Constituição, é da autonomia dos estados.

Mas está claro até para outra parte da oposição que é fundamental o governo federal ter um papel no combate à criminalidade. Os governistas estão com esperança de que agora a PEC seja aprovada.

Por Matheus Leitão - Revista Veja

Comentários para "Por Matheus Leitão: Um bom começo para uma crise que aflige tanto o país":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório