Entenda
Por Matheus Leitão - Revista Veja - 02/07/2025 09:42:08 | Foto: O ministro Alexandre de Moraes. Ton Molina/Getty - Revista Veja
Alexandre de Moraes condenou o mecânico Fábio de Oliveira, um bolsonarista que desafiou o ministro chamando-o de “vagabundo” sentado em sua cadeira do Supremo Tribunal Federal no 8 de janeiro, a 17 anos de prisão.
A pena para o seguidor da extrema-direita brasileira e de Jair Bolsonaro tem potencial para se transformar em mais uma forte narrativa contra a corte, assim como no caso de Débora Rodrigues dos Santos, “a mulher do batom” e do “perdeu mané”.
O STF tem sido alvo de campanhas muito bem organizadas em grupos de redes sociais pela forma como tem julgado os golpistas do 8 de Janeiro – bolsonaristas que queriam abolir o estado democrático de direito no Brasil destruindo a sede dos três poderes no “dia da infâmia”.
Assim como no caso da “mulher do batom”, as redes internas bolsonaristas já começam a se movimentar para afirmar que a pena contra o “mecânico de Penápolis”, no interior de São Paulo, é muito alta. Desproporcional diante daquilo que ele de fato fez “socando a cadeira de Moraes”.
Comentários para "Por Matheus Leitão: A decisão de Moraes que pode virar a nova narrativa contra o STF":