Lula não apenas recuperou o diálogo com Washington.
Por Matheus Leitão - Revista Veja - 07/10/2025 09:04:49 | Foto: Presidente Lula durante reunião ministerialRicardo Stuckert / PR
Presidente não apenas recuperou o diálogo com Washington, mas desarmou o discurso da direita de que só o bolsonarismo teria ‘linha direta’ com a Casa Branca.
A diplomacia brasileira voltou a jogar — e Lula , desta vez, balançou a rede. A conversa telefônica de 30 minutos entre o presidente brasileiro e Donald Trump, nesta segunda-feira, 6, marcou não apenas a reabertura de um canal direto entre Brasília e Washington, mas também um reposicionamento simbólico do Brasil no tabuleiro internacional. Segundo Marcelo Ribeiro, na coluna Radar, Lula e Trump trocaram telefones pessoais e combinaram um encontro presencial nas próximas semanas — o que encerra de vez o tempo em que o bolsonarismo se vendia como único interlocutor possível com os Estados Unidos.
Durante a videoconferência, Lula defendeu a retirada do tarifaço sobre produtos brasileiros e o fim das sanções aplicadas contra ministros do Supremo Tribunal Federal . Mostrou que, mesmo diante do governo de extrema direita, o Brasil fala com altivez e pragmatismo.
“Foi muito boa a conversa, melhor do que esperávamos”, resumiu o vice-presidente Geraldo Alckmin, destacando que o diálogo foi “ganha-ganha, o win-win”, com perspectivas de novos investimentos e cooperação mútua — como também relatou o Radar.
Comentários para "Lula marcou mais um gol na família Bolsonaro":