×
ContextoExato
Responsive image

Papa Francisco celebra missa de Domingo de Ramos no Vaticano

Papa Francisco celebra missa de Domingo de Ramos no VaticanoFoto: Tiziana Fabi / AFP

Festa, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém aclamado por ramos de palmeiras e oliveiras, dá início à Semana Santa dos católicos

Por G1 - 14/04/2019 - 13:23:36

O Papa Francisco celebrou a missa de Domingo de Ramos no Vaticano. A festa, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém aclamado por ramos de palmeiras e oliveiras, dá início à Semana Santa dos católicos.

O pontífice lembrou que Jesus deu o exemplo de despojamento e escolheu o caminho da humildade, durante sua homilia, na Praça São Pedro, diante de milhares de peregrinos e fiéis vindos de várias partes do mundo

Foto: Gregorio Borgia/ AP

A opção pelo “triunfalismo”, segundo o pontífice, faz com que se busque atingir seus objetivos por meio de atalhos e falsos comprometimentos.

"O triunfalismo vive de gestos e palavras, que não passaram pelo caminho da cruz; alimenta-se da comparação com os outros, julgando-os sempre piores, defeituosos, falhos. Uma forma sutil de triunfalismo é a mundanidade espiritual, que é o maior perigo, a mais pérfida tentação que ameaça a Igreja. Jesus destruiu o triunfalismo com a sua Paixão”, declarou o pontífice.

O papa lembrou que Jesus foi aclamado por alguns e sofreu ataques ferozes. “É impressionante o silêncio de Jesus na sua Paixão. Vence inclusivamente a tentação de responder, de ser «mediático». Nos momentos de escuridão e grande tribulação, é preciso ficar calado, ter a coragem de calar, contanto que seja um calar manso e não rancoroso”, afirmou Francisco.

No final do serviço de duas horas, Francisco pediu à multidão que orasse pela paz, particularmente na Terra Santa e em todo o Oriente Médio.

Semana Santa

Durante a Semana Santa, os católicos lembram da instituição da eucaristia, participam de procissões da Via Sacra ao redor do mundo para lembrar a paixão (ou sofrimento) e morte de Jesus, assim como a sua ressurreição.

Na Quinta-Feira Santa, Francisco viajará para a cidade de Velletri, ao sul de Roma, para lavar e beijar os pés de 12 detentos em uma prisão para comemorar o gesto de humildade de Jesus com seus apóstolos na noite anterior à sua morte.

Na Sexta-Feira Santa, Francisco, marcando sua sétima temporada de Páscoa desde sua eleição em 2013, deve conduzir uma procissão da Via Crucis em torno do antigo Coliseu de Roma.

Comentários para "Papa Francisco celebra missa de Domingo de Ramos no Vaticano":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório