Bolsa de Grãos do BRICS pode dar ao Brasil mais poder sobre o mercado de commodities?

Guerra tarifária cria oportunidade para o agro brasileiro alavancar reindustrialização

Bolsa de Grãos do BRICS pode dar ao Brasil mais poder sobre o mercado de commodities?
Bolsa de Grãos do BRICS pode dar ao Brasil mais poder sobre o mercado de commodities?

Por Davi Carlos Acácio- Agência De Notícias Sputnik Brasil - 29/09/2026 10:51:40 | Foto: © FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Brasil pode ampliar influência no comércio de commodities com uma Bolsa de Grãos do BRICS. País já participa da formação de preços de produtos como soja, café e açúcar, mas as principais referências internacionais continuam concentradas em grandes bolsas estrangeiras.

O Brasil é o principal produtor global de várias commodities como soja, café, açúcar e suco de laranja, além de estar entre os líderes de vários outros produtos como milho, cacau e algodão. Apesar disso, a maior parte da negociação de compra e venda desses produtos é feita fora do país, em países como Estados Unidos e Reino Unido, com os contratos negociados em dólar.

À Sputnik Brasil, o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Alexis Toríbio Dantas, explica que essa é uma vulnerabilidade da economia brasileira, uma vez que a Casa Branca vem usando, desde a década de 1960 com Cuba, o dólar como arma geopolítica.

Os exemplos mais atuais são, no entanto, a Rússia e o Irã, que para além das sanções comerciais sofrem sanções financeiras que devem ser seguidas por todo o planeta sob o risco de serem excluídos do sistema bancário mundial, que dão prioridade a se manter ativos no mercado norte-americano.

A questão que fica, então, é: como sanar esse problema?

Análise: guerra tarifária cria oportunidade para o agro brasileiro alavancar reindustrialização

Liderar produção é diferente de controlar o mercado

Uma ideia seria contornar os pregões do Norte Global, por exemplo, a Bolsa de Chicago, o maior ponto de encontro de compradores e vendedores de soja, e realizar as transações por aqui. Um dos benefícios seria que esses contratos poderiam ser demarcados em reais, e não em dólares.

No entanto, à reportagem, Felippe Serigati, coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro), explica que isso não é tão simples assim. A começar, o Brasil já participa da formação de preço de todos esses commodities — com exceção das carnes, que dependem mais de fatores como cortes e peças.

"O que acontece na safra brasileira se reflete no preço na sua praça de referência […]. O preço da soja em Rondonópolis é igual ao preço da soja lá em Chicago, acrescido de custos logísticos.

Tampouco ser o maior exportador dá ao Brasil uma primazia na hora de definir preços. A lei da oferta e demanda é a maior força por trás desse valor. "Se a China virar e falar: 'Não vou comprar soja', o preço da soja cai."

O especialista da FGV Agro explica que Chicago se tornou o preço de referência dos grãos porque a cidade era o principal ponto de escoamento dos grãos estadunidenses, o maior produtor à época. Com isso, lá se concentraram compradores, empresas de logísticas, seguradores, bancos que financiavam a produção e comercialização.

Em menor escala, há São Paulo, centro financeiro do Brasil. Contratos negociados por lá possuem vantagem para o produtor, uma vez que refletem melhor os padrões de sazonalidade e necessidades do agricultor, como poder precificar diretamente em reais, eliminando o risco cambial, isto é, uma possível desvalorização do dólar de quando o contrato foi negociado.

Mesmo assim, para o produtor brasileiro, isso não representa necessariamente uma vantagem absoluta, dado o grande volume de Chicago, uma diferença "brutal", comenta Serigati. E nisso há um impasse: "Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?"

"Para atrair compradores e vendedores, é preciso ter liquidez. Porém, para ter liquidez, é preciso primeiro atrair compradores e vendedores."

Outro ponto é, também, justamente a liquidez do dólar frente às outras moedas globais. Para os agentes, também faz sentido usar a moeda norte-americana, que pode ser facilmente convertida em qualquer país.

Panorama internacional

Bolsa de grãos do BRICS: a chance de os países produtores controlarem a economia do setor

Uma nova bolsa de grãos é possível?

Para Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é possível utilizar o poder de barganha do Brasil, como maior produtor, justamente para se tornar menos dependente dos trâmites do sistema financeiro internacional. Entretanto, para isso é necessário uma articulação de Estado, e não de produtores locais descentralizados.

"Isso poderia levar a uma maior capacidade de controle dos efeitos da exportação desses produtos para a economia brasileira."

Uma iniciativa do tipo já foi pensada e está em sua fase inicial de execução: a Bolsa de Grãos do BRICS, iniciativa que busca dar maior voz a países do Sul Global, que conta com Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Indonésia como membros plenos.

A 17ª Cúpula de Líderes do BRICS, no Rio de Janeiro, registrou oficialmente o início das discussões para a criação dessa plataforma. Estimativas do grupo indicam que os membros representam cerca de 26% do comércio global e 40,7% do produto interno bruto (PIB) são em paridade do poder de compra (PPC), além de dominarem no setor de comodities.

Segundo o economista, esses empreendimentos têm o poder de reduzir a dependência do dólar como moeda global de troca.

Comentários para "Bolsa de Grãos do BRICS pode dar ao Brasil mais poder sobre o mercado de commodities?":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório