Além da roda de conversa para promover a reflexão e possíveis descobertas dos sonhos, por parte das meninas, foram abordadas as dificuldades, os obstáculos para a realização dos sonhos, exploradas as profissões, exemplos de pessoas de sucesso
Por Maria José Rocha Lima[1] - 08/12/2023 20:33:48 | Foto: Divulgação
O Instituto Sobradinhense de Desenvolvimento Social (ISDS) e a organização Soroptimista International – SI- Brasília Sudoeste – realizaram uma importante parceria para atender adolescentes de 14 a 18 anos da Fercal. Dessa vez contaram com o apoio da subsecretaria de Proteção à Mulher da SMDF.
Isabel Rocha de Morais destacou o acolhimento excepcional da assistente social Raquel Rodrigues da Silva Freitas, que tratou de tudo com muito zelo.
O Programa Sonhe e Realize das Soroptimistas, de mentoria e apoio profissional às meninas em contextos de vulnerabilidade, contou com a indicação da assistente social Jani Cleide da Silva, que escolheu aquela instituição filantrópica fundada há dez anos e viabiliza a inclusão social de crianças, adolescentes e seus familiares de baixa renda e com dificuldades de acesso a serviços essenciais na Região Administrativa da Fercal em Sobradinho – DF.
Uma indicação para lá de acertada pela situação de vulnerabilidade das famílias, sobretudo a vontade de servir das assistentes sociais que lá atuam Raquel, que atua desde a fundação, generosamente buscou quase todas as 14 meninas em suas casas, para proporcionar-lhes momentos para Sonhar e Rascunhar o Futuro.Também contamos com o auxílio de Kelli dos Santos Oliveira, estudante do curso de assistência social.
Além da roda de conversa para promover a reflexão e possíveis descobertas dos sonhos, por parte das meninas, foram abordadas as dificuldades, os obstáculos para a realização dos sonhos, exploradas as profissões, exemplos de pessoas de sucesso: a história de Malala, quase morta por defender a educação para meninas e mulheres, que foi a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, e a vida de Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro, com origem muito pobre.
A discussão mais inovadora se deu a partir da aplicação do Teste Via das Virtudes e Forças de Caráter, disponibilizado por Helder Kamei, psicólogo, Interventor com Forças de Caráter (CSI), mestre em Psicologia (USP), especialista em Psicologia Positiva pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e pioneiro em Psicologia Positiva no Brasil. Helder Kamei é fundador do FLOW®️ de Psicologia Positiva e presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL).
As virtudes foram estudadas, e foram testadas Forças de Caráter, as quais, de acordo com Kamei, são características comuns a todos os seres humanos, independentemente de suas crenças ou origens. Estas forças são caminhos para alcançar as virtudes humanas. Utilizamos uma “combinação” de Forças para manifestar nossas virtudes e imprimir nossas características pessoais; são 24 Forças de Caráter e que são agrupadas em 6 Virtudes. Quando as principais forças de caráter de um indivíduo são colocadas em prática, há um aumento da disposição, vitalidade, autoestima e também autoconfiança. Fica mais fácil manter relacionamentos saudáveis e alcançar o sucesso.
Foram surpreendentes os resultados dos testes das que realizaram e autorizaram a análise: quatro traziam, nas forças de caráter mais altas, integridade, perseverança, generosidade, criatividade, esperança, perspectiva, apreciação da beleza e amor ao conhecimento. Algumas precisam trabalhar o autocontrole, a gratidão, o perdão, a humildade, o humor, por ainda se encontrarem entre as forças mais baixas.
As quatro que permitiram a avaliação ficaram mais confiantes no atingimento de suas metas. E até comentaram que o teste contradizia as profecias do fracasso anunciadas por alguns familiares.
A lição que ficou foi a mesma da senhora Zuleika, mãe do astronauta brasileiro, a quem transmitiu: estude, trabalhe, persista e faça melhor do que os outros esperam de você.
Imagens: Divulgação
[1] Maria José Rocha Lima -Zezé é Subsecretária de Proteção à Mulher da SMDF. Mestre em educação e doutora em Psicanálise. Foi deputada da Bahia de 1991 a 1999. Soroptimista da SI- Brasília Sudoeste.
Comentários para "Adolescentes da Fercal recebem mentoria e apoio profissional das soroptimistas":