Edson Sombra / Redação / Youtube - 11/11/2013 - 17:33:46
O erro básico de todos os governadores continua sendo o loteamento de cargos da estrutura administrativa do Distrito Federal. ...
Entra governo, sai governo e as administrações regionais vão se transformando em enormes cabides de empregos e focos de corrupção. O que a Polícia Civil e o GAECO descobriram em Águas Claras e em Taguatinga vem acontecendo em todas as administrações regionais.
Nos últimos três anos, já vimos outros exemplos: Itapuã, Varjão, Sobradinho, Santa Maria, Guará e não faz muito tempo, na própria administração de Águas Claras com a história dos gibis.
As recentes investigações de corrupção envolvendo agentes públicos que em troca de muitos tostões, violam exigências urbanísticas e ambientais referentes a empreendimentos imobiliários nas Administrações de Taguatinga e Águas Claras, é só a ponta de um iceberg que se for investigado, poderá levar para a cadeia também outros administradores, seus chefes de gabinetes e diversos assessores que possuem escritórios particulares de venda de "serviços."
E isso acontece porque todos os governadores lotearam as administrações regionais entre os deputados distritais. A prática é velha e conhecida, servidores comissionados, indicados e protegidos por distritais.
Esperava-se que Agnelo Queiroz mudasse essa rotina, mas ele a manteve, preferiu os velhos métodos de distribuição de cargos administrativos em troca do apoio da maioria política na Câmara Legislativa do DF.
Diante de uma prática tão velha e de seus desgastes tão conhecidos, por que tantos deputados distritais arriscam terem seus nomes envolvidos com administradores regionais assaltando o erário do DF?
A resposta simplista que ouvimos, é a de que: “São muitos cargos comissionados que ocupados por pessoas certas, parentes e lideranças comunitárias, renderão muitos votos”. Será? O que temos visto é justamente o contrário. O administrador é pego de calça-curta, com a mão no bolso do GDF e o distrital fica com a pecha de ter sido o responsável pela indicação de mais um corrupto.
A esfarrapada desculpa recorrente é a de que, “indiquei mas quem fez a besteira foi ele, eu sou inocente, já falei para o governador demitir, não concordo com a corrupção”.
E mais uma vez ficamos sem saber qual a verdadeira vantagem nas indicações?
Um dos instrumentos legais que ajudariam na solução, dorme no Senado Federal. A PEC 29/2011 de autoria do senador Rodrigo Rollemberg, pretende alterar os artigos 14 e 32 da Constituição Federal, para estabelecer a elegibilidade dos cargos de Administrador Regional no Distrito Federal.
Como não há interesse político, tendo em vista que o administrador a ser eleito pode ser um opositor ao governador que estiver em exercício, em 10/04/2013 o relator da emenda a retirou de pauta para reexame do relatório sem data para votação na CCJ do Senado Federal.
Pelo jeito tem gato na tuba. Enquanto a polícia e o MP fazem a sua parte, nós vamos engrossando o coro dos seguidores da campanha Xô Satanás 2014!
Tratam-se de golpistas que utilizam a imagem do Fisco para dar credibilidade aos golpes, pois os alertas oficiais da Receita não contém links
Os dados fazem parte da pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 24 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
A nota técnica que baseia a decisão cita manual do Sistema Único de Saúde
Estado é líder com mais de 16% da participação nacional
MP dos Cartórios também pretende atuar no processo de modernização com o objetivo de unificar os registros cartorais de todo o país
A entidade está realizando nesta semana, no Catar, seu encontro anual.
O IPCC também aponta que, nos próximos oito anos, 132 milhões de pessoas (especialmente de países mais vulneráveis, incluindo regiões da América do Sul) podem cair na extrema pobreza.
Buscas por viagens aumentam no primeiro semestre
As primeiras visitas aos cidadãos aconteceram em março, no estágio denominado arrolamento, em que agentes comunitários de saúde visitam setores sorteados em busca do público-alvo da sondagem.
Pesquisa TIC Domicílios foi divulgada hoje por centro de estudos
Consumidores não pagarão mais porque bandeira está verde
Comentários para "O Distrito Federal e suas administrações regionais corruptas":