Foram produzidos lindos ovos de Páscoa, com belíssimas embalagens, além da produção de bombons e vários produtos como chocolates quentes e aromatizados.
Por Maria José Rocha Lima - 15/03/2024 15:52:29 | Foto: Reprodução - Maria José Rocha Lima
A Organização Soroptimista Internacional – SI Brasília Sudoeste e o Instituto Doando Vidas celebraram, na Estrutural/DF, o Dia Internacional da Mulher, certificando mulheres no Curso das Artesãs do Cacau.
Catorze mulheres se formaram no Módulo I do curso ministrado pela chocolatier (especialista em chocolates) Uvânia Vanztter.
Foram produzidos lindos ovos de Páscoa, com belíssimas embalagens, além da produção de bombons e vários produtos como chocolates quentes e aromatizados.
A professora Uvânia lembra que as pessoas sempre falam que “chocolate é gostoso, faz bem e todo mundo gosta”. No seu último curso de especialização, ela visitou fazendas de cacau. E destaca que precisamos valorizar esse alimento, que é produzido com o cacau, planta nativa do Brasil. O cacau é originário da região amazônica e, dentre os diversos benefícios, destaca-se a capacidade antioxidante, anti-inflamatória e cardioprotetora.
A formação no Projeto Artesãs do Cacau é subsidiado pela Soroptimist International -SI-, com o apoio do Instituto Doando Vidas, que atende a comunidade de Santa Luzia, uma das periferias mais pobres da capital brasileira e que ficou nacionalmente conhecida por ter abrigado o maior lixão a céu aberto da América Latina, desativado em 2018.
O Projeto Artesãs do Cacau, desta vez, contou também com o apoio da professora Maria de Lourdes França Marinho, que, aposentando-se do empreendedorismo na área da chocolateria, doou generosamente utensílios, equipamentos valiosos para os projetos soroptimistas.
O projeto, que teve início em 2023, visa a formação de uma cooperativa de produção de chocolates no Distrito Federal, para ajudar mulheres e meninas, em seu desenvolvimento, a alcançar a profissionalização e a autonomia financeira.
Desse modo, a Organização Soroptimista, fundada há 102 anos, nos EUA, com 75 mil mulheres ao redor do mundo, vai dando passos para o cumprimento dos seus mais elevados objetivos: promover a educação e profissionalização das mulheres.
Os destaques e premiações das soroptimistas do SI Brasília Sudoeste tanto da sua presidente Isabel Cristina Rocha de Morais, quanto da Patrícia Castro e Uvânia Vanztter, nos dão a certeza que estamos no rumo Soroptimist International, que significa “O Melhor para Mulheres”.
Maria José Rocha Lima é mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia. Doutora em Psicanálise. Deputada baiana de 1991 a 1999. Presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira. Soroptimist International – Coordenadora de Expansão para a Região Brasil e coordenadora de programas do SI Brasília Sudoeste.
Comentários para "Por Maria J. Rocha; Soroptimistas e Instituto Doando Vidas certificam Artesãs do Cacau":