Nos dias 30 e 31 de agosto, realizou-se em Brasília o Encontro Nacional da Mulher Única, da Universidade da Família – UDF -, com o Tema Frutificai.
Por Maria José Rocha Lima - 10/09/2024 15:45:49 | Foto: Arquivo pessoal
O encontro foi realizado na Igreja Presbiteriana Renovada do Cruzeiro e reuniu centenas de mulheres. Contou com a presença de Márcia Nishimura, fundadora da Universidade da Família; da Pastora Marinês Sperandio Pauletti, coordenadora Regional da Universidade da Família; Claúdia Akemy Nishimura, presidente da UDF, e palestrantes como Gleds Pohl MU- UDF.
Honrada pelo convite da coordenadora regional Marinês Sperandio, pude contar, ainda, com a acolhida da estimada Marcella De Luca, ex- coordenadora do Curso Aliança, da Igreja Batista Shalom da Octogonal.
O tema Frutificai nos convidou a realizar uma jornada de vida alicerçadas na palavra de Deus, permitindo que nossas vidas sejam de semeaduras, em solos fertilizados, com florescimentos e colheitas de bons frutos.
Foi uma rara oportunidade de nos reunirmos, compartilharmos experiências e nos inspirarmos mutuamente, todas com o mesmo propósito: avançar no processo de Frutificação.
Painéis com palestrantes inspiradoras, como Regina Suguihara, Akemi Nishimura e Gleds Pohl, que abordaram o autoconhecimento, a fisioterapia, a compreensão das necessidades e orientações estratégicas para cada uma das fases da vida da mulher. O encontro despertou a necessidade de conhecermos mais sobre a Universidade da Família.
A Universidade da Família (UDF) teve início em uma pequena cidade chamada Pompeia, no interior de São Paulo, em meados da década de 1980. Naquela época, surgiam iniciativas cristãs com o objetivo de fortalecer o matrimônio, como acampamentos, retiros e grupos de casais. Uma das ações pioneiras no Brasil foi o lançamento do curso para casais “Nova Shalom”, traduzido do inglês para o português pelo pastor Haroldo Silva e sua esposa, Charlotte, que o conheceram por intermédio de conhecidos norte-americanos. Com o apoio de amigos – particularmente de Jiro e Hiromi Nishimura e de Ismail e Maria Sperandio –, o primeiro grupo de estudos do curso foi realizado em Pompeia, em 1985. No ano seguinte, Haroldo e Charlotte foram aos Estados Unidos e realizaram um treinamento de líderes.
O casal Jorge e Márcia Nishimura, que enfrentava períodos de crise conjugal, participou dos primeiros grupos. Profundamente impactados, começaram a ministrar o curso para outros casais. “A cada nova turma que fazíamos, éramos impactados em algo novo”, lembra Jorge.
Depois de alguns anos liderando os grupos de casais, Jorge e Márcia foram nomeados diretores nacionais, passando a liderar oficialmente o curso no Brasil. No primeiro ano, formaram-se 50 turmas. Cinco anos mais tarde, o número de grupos abertos anualmente ultrapassou mil, alcançando níveis de crescimento ainda maiores na década seguinte, dobrando ano após ano. Em 30 anos, o curso se tornou um dos ministérios para casais mais conhecidos no país.
Em 1992, a Universidade da Família (UDF) foi oficializada e, a partir de então, ampliou o escopo de suas atividades com o lançamento de um currículo para a família, incluindo cursos para a educação de filhos (em parceria com o ministério Growing Families International, 1996), seminários para a restauração de relacionamentos (em parceira com o Family Foundations International, 1998), cursos de finanças (em parceria com o Crown Financial Ministries, 2000), cursos para a edificação de homens e mulheres (em parceria com o Christian Men’s Network, 2006), Guia de Carreiras – Yes!, Career Direct e o curso para preparação de líderes Habitudes (em parceria com o Growing Leaders, 2011).
Nas primeiras décadas de 2000, a UDF também se consolidou na área editorial e de mídia, publicando periódicos, produzindo conteúdo audiovisual em estúdio próprio, e lançando um catálogo literário de referência nacional nos temas relacionados à família, ao desenvolvimento pessoal e comunitário.
Estima-se que perto de dois milhões de pessoas já passaram por algum de seus cursos ou seminários, e um número ainda maior de pessoas foram impactadas por meio de eventos, livros e conteúdos digitais.
Tudo começou com Shunji Nishimura, um imigrante japonês, que criou inicialmente a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia em 1979 como uma forma de retribuir ao Brasil por tudo o que recebeu. Os Nishimuras entendem que “no mundo de hoje, como, aliás, em todos os tempos através da história, o relacionamento íntimo com Deus é a chave para o ser humano ter uma vida segura e frutífera”.
A fundação se tornou um ecossistema de educação e inovação, impactando milhares de estudantes e profissionais do agronegócio. O patricarca, Shunji Nishimura, deu origem à Jacto, uma das maiores empresas de máquinas agrícolas do país. Por conta desta influência, além do agro, a família investiu em formação de jovens e na formação espiritual de cristãos, através de instituições como a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e Universidade da Vida, tendo mais tarde apoiado, decisivamente, a criação da Universidade da Familia -UDF-. Estas fundações foram criadas pelo imigrante japonês Shunji Nishimura, segundo ele, como uma forma de retribuir ao Brasil pelas oportunidades que recebeu.
A Universidade da Família ministra cursos e módulos de treinamento em igrejas de todo o Brasil com ênfase no casamento, criação de filhos, finanças do lar e outros temas ligados à família cristã. A Universidade da Família atua em quatro frentes: O Veredas Antigas tem vários desdobramentos, como o “Aliança”, que é o curso para casais, e o curso “Romance à Maneira de Deus”, sobre namoro. É um dos poucos ministérios que conhecemos que trata das coisas do coração. Muitas vezes, trabalhamos muitas coisas do lado cognitivo, do conhecimento, e o Veredas Antigas é um trabalho para o coração das pessoas, que envolve feridas emocionais, coisas relacionadas ao medo, à ira, à vergonha. O Crown trata de finanças, e as pessoas tendem a achar que finanças não têm correlação com a fé, mas na Bíblia há 2.350 versículos que tratam basicamente de dinheiro e finanças. As pessoas não têm noção de como lidar com as coisas do dinheiro, e vemos muito sofrimento, pressão e dor nessa área. Além do curso de finanças, temos o guia de carreira, chamado “Yes”, que vem para ajudar os adolescentes com relação ao futuro profissional. No Growing Families são três materiais: “Educação de Filhos à Maneira de Deus”, “Como Criar Seus Filhos” e “Alcançando o Coração do Adolescente”. Todos eles são direcionados aos pais. O Christian Men’s Network (CMN) é outra série extremamente importante, porque o que percebemos é que os homens, de certa forma, estão se esquivando bastante de suas responsabilidades, de sua liderança e de seu papel. E o CMN vem para levantar a hombridade, não para transformar o homem em “machão”, mas em um homem que corresponda às suas responsabilidades. O curso “Mulher Única”, que integra o CMN, tem sido uma ferramenta tremenda para levar as mulheres a entender seu papel.
“Não existe nenhuma possibilidade de construir uma sociedade forte sem que tenhamos uma família forte e sadia. A estrutura básica de sociedade começa dentro da família, então a nossa paixão é poder ver famílias sendo restauradas, e uma parte do nosso trabalho é ajudar as famílias que estão desestruturadas, e também trabalhar no lado preventivo, de realmente levar as famílias a serem mais estáveis, concluiu Jorge Nishimura.
Arte/Divulgação
Maria José Rocha Lima é professora, mestre em educação e doutora em psicanálise. Foi deputada de 1991-1999.
Comentários para "Por Maria José Rocha Lima: Encontro Nacional de Mulheres e Universidade da Família":