Subsecretaria de Proteção vai localizar mulheres vítimas de violência e sem a proteção do Estado

Doutora Jane destina recursos para projetos de pavimentação no Paranoá

Subsecretaria de Proteção vai localizar mulheres vítimas de violência e sem a proteção do Estado
Subsecretaria de Proteção vai localizar mulheres vítimas de violência e sem a proteção do Estado

Planalto Em Pauta - 01/12/2023 16:16:32 | Foto: Divulgação 

A busca ativa e estratégias intersetoriais de proteção das mulheres e prevenção de violências foram discutidas nesta sexta-feira (24) durante colóquio realizado pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal, no Parque Tecnológico de Brasília.

O encontro marcou, entre outras atividades, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. A secretária Giselle Ferreira distribuiu panfletos na Rodoviária de Brasília e incentivou as mulheres a denunciarem a violência doméstica.

No colóquio, os palestrantes debateram e aprofundaram estratégias de busca ativa e abordagens intersetoriais inovadoras como mecanismos vitais para a proteção de mulheres em situação de violência no DF.

A busca ativa objetiva identificar, localizar, conversar, resgatar, instruir, educar e capacitar mulheres em situação de violência que escaparam da proteção do Estado, e que, embora tenham registrado boletins de ocorrência, não avançaram para o acolhimento das medidas protetivas necessárias.

A abordagem intersetorial mostrou como a colaboração entre diferentes setores pode criar uma rede de apoio mais eficiente e acessível para mulheres em risco.

Foi observado um ponto crítico de intervenção: identificação de mulheres que contatam os serviços de emergência (180 ,190 e 197), mas não registram Boletim de Ocorrência, permanecendo em situação de vulnerabilidade.

As palestras foram proferidas pela professora Maria José Rocha Lima, subsecretária de Proteção à Mulher; Rachel Hering, secretária-executiva do Observatório da Mulher; coronel Mônica de Mesquita Miranda, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF; Carlos Jacobino Lima, presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal; delegada Regilene Siqueira, subsecretária de Prevenção à Criminalidade da SSP/DF; Aníbal Araújo Perea, gestor em Políticas públicas e gestor governamental; Fabiana Ferreira, subsecretária de Articulação Social e do Trabalho; capitã Mônica Pontes, coordenadora geral do policiamento PROVID da PMDF, e Mariana Almeida, delegada da Mulher da PCDF.

Posts anterior

Doutora Jane destina recursos para projetos de pavimentação no Paranoá

Mulheres expõem produtos e protestam contra violência

Comentários para "Subsecretaria de Proteção vai localizar mulheres vítimas de violência e sem a proteção do Estado":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório