Plenário do Conselho Nacional de Justiça
Por Matheus Leitão - Revista Veja - 01/12/2025 16:29:55 | Foto: Romulo Serpa/Agência CNJ/Divulgação
Resultado divulgado pela FGV reforça o conceito de exame público mais difícil do país.
O 2º Exame Nacional dos Cartórios (Enac), considerado por muitos o concurso público mais desafiador do país, fez jus à sua reputação. O resultado definitivo, divulgado nesta semana pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora da prova realizada sob coordenação-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostra que 10,4% dos candidatos inscritos foram aprovados e estão aptos a se tornarem notários e registradores.
Com 9.195 inscritos e 6.364 participantes efetivos, o Enac, realizado em todas as capitais brasileiras no mês de setembro deste ano, aprovou exatos 957 candidatos, que agora estão aptos a prestarem os exames nos Estados. A taxa de abstenção manteve média de 30,79%, a mesma registrada na primeira edição, quando foram aprovados 2.746 candidatos — o equivalente a 15,1% do total de inscritos.
Desde 1988, o ingresso na profissão notarial e registral deve ser realizado por concurso público, que até então estava a cargo apenas dos Tribunais de Justiça dos Estados. Em 2024, a Resolução 575 do CNJ estabeleceu uma etapa a mais ao já concorrido processo, exigindo que os candidatos fossem primeiro aprovados em um exame nacional, o Enac, para só então estarem habilitados a prestarem os exames estaduais.
Comentários para "Por Matheus Leitão: Concurso Público para Cartórios aprova apenas 10% dos inscritos":