O desafio da semana que opõe o governo Lula, Alcolumbre e o STF

Entenda

O desafio da semana que opõe o governo Lula, Alcolumbre e o STF
O desafio da semana que opõe o governo Lula, Alcolumbre e o STF

Por matheus Leitão - Revista Veja  - 16/12/2025 09:23:49 | Foto: Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem (Najara Araujo/Câmara dos Deputados e Marcos Oliveira/Agência Senado

A última semana do ano legislativo começa sem acordo, sem horizonte claro e com uma sensação de que tudo pode acontecer na política.

A Câmara dos Deputados entra na semana com decisões pendentes que dizem muito sobre o momento institucional do país. Precisa deliberar sobre os mandatos de Alexandre Ramagem e de Eduardo Bolsonaro , num ambiente contaminado pelo que fez na semana passada: votações apressadas, decisões inconstitucionais e um tratamento permissivo aos crimes dos seus parlamentares.

O episódio envolvendo Carla Zambelli é emblemático. Condenada por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça, teve o mandato preservado — numa clara afronta ao Supremo.

No mesmo pacote, a Câmara decidiu suspender o mandato de Glauber Braga por agressão a um militante — um ato condenável, sem dúvida, e que merece resposta institucional. Mas é impossível ignorar a assimetria. O que Zambelli fez é objetivamente mais grave do que o chute que virou caso disciplinar exemplar, e que poderia sim ter sido punido com a perda de mandato. Quando a régua muda conforme o personagem, a crise deixa de ser episódica e se torna estrutural.

Por Matheus Leitão - Revista Veja

Comentários para "O desafio da semana que opõe o governo Lula, Alcolumbre e o STF":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório