Entenda
Por Matheus Leitão - Revista Veja - 24/12/2025 07:33:11 | Foto: Lula: presidente disputará sua sétima eleição - Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula assinou um decreto, nesta terça-feira, 23, em que reconhece a música gospel como manifestação cultural. Trata-se de um ato político calculado. É matemática eleitoral para 2026.
Mesmo favorito, o presidente sabe que a eleição pode ser decidida, novamente, por margens estreitas — e que o eleitorado evangélico, cada vez mais numeroso e organizado, pesa nessa conta. Hoje, Lula ainda perde feio nesse segmento. O gesto não pretende virar o jogo, mas reduzir a desvantagem. Em eleições polarizadas, avançar alguns pontos percentuais pode definir o resultado.
O cálculo é simples: sem crescimento entre evangélicos, os desafios podem ser maiores. Por isso, o governo começa a calibrar símbolos. O reconhecimento da música gospel fala menos de política cultural e mais de pertencimento. É uma tentativa de diálogo com um público que se sente historicamente ignorado ou hostilizado pela esquerda.
Comentários para "O novo movimento político de Lula em busca de eleitores de Flávio Bolsonaro":