Carta de Ano-Novo: O recado político dos bispos brasileiros e da Igreja Católica contra a extrema direita
Por Matheus Leitão - Revista Veja - 02/01/2026 07:09:09 | Foto: O Cardeal Dom Jaime Spengler e o Papa Francisco (Vatican Media/Reprodução)
Carta de Ano-Novo de lideranças católicas critica decisões centrais do Congresso Nacional e se afasta, sem ambiguidades, da agenda bolsonarista.
A mensagem de Ano-Novo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB ) vai além do rito pastoral que tradicionalmente marca este período. Com um balanço crítico de 2025, a principal instância da Igreja Católica no país emitiu um sinal categórico de distanciamento em relação à agenda que estrutura a atuação da extrema-direita bolsonarista.
Ao listar decisões legislativas como motivos de preocupação – das quais a flexibilização da Lei da Ficha Limpa, a aprovação do marco temporal das terras indígenas e as mudanças no licenciamento ambiental são exemplos eloquentes –, a CNBB faz uma condenação inequívoca dos rumos tomados pelo Parlamento.
A carta associa tais escolhas ao enfraquecimento da convivência democrática e à erosão da confiança nas instituições – elementos que marcaram o ambiente político brasileiro nos últimos anos.
Comentários para "O recado político dos bispos brasileiros e da Igreja contra a extrema direita":