Os cinco fatos que resumem o conturbado ano político de 2025

Assunto que tomou o ano inteiro porque foram várias etapas do julgamento, vários núcleos. Mas o núcleo crucial parou o país

Os cinco fatos que resumem o conturbado ano político de 2025
Os cinco fatos que resumem o conturbado ano político de 2025

Por Matheus Leitão - Revista Veja - 01/01/2026 17:53:55 | Foto: Agência Senado

O ano foi conturbado, leitoras e leitores. Mas 2026 será ainda mais intenso, dado que é ano eleitoral. Quando olhamos para traz neste último dia de 2025, temos que reconhecer que vivemos muitas emoções, como diria Roberto Carlos. Vou concentrar aqui na coluna, para facilitar a memória, os cinco fatos mais marcantes.

O julgamento dos golpistas

Assunto que tomou o ano inteiro porque foram várias etapas do julgamento, vários núcleos. Mas o núcleo crucial parou o país. Generais, almirante, todos estrelados, e um capitão, sem estrela, que concentrava mais a atenção: o líder da extrema direita, Jair Bolsonaro . No dia de ouvir os réus, Bolsonaro tentou fazer graça com Alexandre de Moraes e o convidou para vice em 2026. “Eu declino”, respondeu o ministro. No final, Bolsonaro foi condenado a mais de 27 anos de prisão e começou a cumprir a pena dias antes da execução da sentença. É que ele tentou se livrar da tornozeleira com uma máquina de solda e isso foi detectado pela Polícia Federal. Deixando de lado os fatos bizarros, 2025 teve uma marca inédita. Nunca antes o país havia julgado, condenado e colocado na prisão golpistas, incluindo generais. Como tenho dito aqui, leitores, essa impunidade marcou a história do país e tem alimentado a volta constante dos golpes e ameaças sobre a democracia brasileira.

O fracasso de zero três

Eduardo, o terceiro filho de Bolsonaro, se auto-exilou nos Estados Unidos e de lá construiu uma trincheira para atacar o Brasil. Durante um tempo pareceu ser bem sucedido. O presidente Donald Trump ameaçou o país, exigiu o fim do processo contra Bolsonaro, impôs pesadas tarifas e aplicou sanções da lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, por exemplo. Mas bastou 39 segundos de contato entre o presidente Lula e Trump, durante a assembléia da ONU em setembro, para o americano dizer que houve uma “química” entre os dois. Essa química acabou levando a contatos por telefone e pessoais entre os dois presidentes. As ameaças foram abandonadas, as tarifas reduzidas e as sanções contra ministros do Supremo suspensas. O petista saiu por cima. Já o Zero Três acabou o ano cassado e abandonado por Trump.

Por Matheus Leitão - Revista Veja

Comentários para "Os cinco fatos que resumem o conturbado ano político de 2025":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório