Por Matheus Leitão: O campo minado onde Alexandre de Moraes escolheu lutar

Ou… Como a extrema-direita pode usar a briga com Musk para colocar o ministro ao lado de Maduro

Por Matheus Leitão: O campo minado onde Alexandre de Moraes escolheu lutar
Por Matheus Leitão: O campo minado onde Alexandre de Moraes escolheu lutar

Por Matheus Leitão- Revista Veja - 30/08/2024 09:01:35 | Foto: O ministro do STF Alexandre de Moraes (Nelson Jr./SCO/STF/Divulgação

Em meio ao acirramento da polarização política e à crescente preocupação global com as redes sociais, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, emerge como uma figura central na tentativa do Brasil de estabelecer limites e regulamentações nesse ambiente digital turbulento.

A tentativa de regulamentação empreendida por Moraes não é muito diferente dos esforços adotados em outras democracias. Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente Joe Biden sancionou um projeto de lei que exige que a ByteDance venda o TikTok para alguma empresa norte-americana, destacando preocupações do Congresso com a segurança nacional e a integridade da informação dos cidadãos. A rede social chinesa corre o sério risco de ser banida dos EUA.

Por lá, um estudo publicado na revista Nature após a tentativa de golpe no Capitólio demonstrou os benefícios da “desplataformização”, mostrando uma redução significativa da desinformação após o banimento de Donald Trump do Twitter. A análise serve de suporte para quem defende que intervenções diretas nas plataformas podem ter um impacto positivo na qualidade e veracidade da informação disseminada.

Por Matheus Leitão

Comentários para "Por Matheus Leitão: O campo minado onde Alexandre de Moraes escolheu lutar":

Deixe aqui seu comentário

Preencha os campos abaixo:
obrigatório
obrigatório