Em artigo enviado à coluna, o cientista político Rodrigo Vicente Silva detalha o porquê de o trumpismo continuar conectado ao bolsonarismo
Por rodrigo Vicente Silva / Coluna Matheus Leitão- Revista Veja - 03/06/2024 08:45:29 | Foto: Diário do Povo Online
O ex-presidente Donald Trump foi condenado em 34 processos na última semana. Saiu do tribunal como quem gostaria de matar seus algozes, mas no fundo sabia e sabe muito bem que está forte e é franco favorito, mesmo com o cenário se mostrando caótico a sua volta. Parece surreal, mas é isso mesmo. E se a máxima de que o que acontece lá primeiro se repete aqui depois, Trump vitorioso nas eleições americanas deste ano pode mostrar o que vem pela frente com Bolsonaro igualmente condenado e mais forte do que nunca no páreo para 2026. E se Bolsonaro está para Trump, não é muito difícil de dizer que Lula está para Biden. O cenário parece de terra arrasada para uma visão mais progressista do mundo.
Em um primeiro momento, o leitor pode se perguntar como que Trump condenado poderá concorrer? A regra americana pode ser controversa para quem olha pela perspectiva brasileira que passou a ter a controversa lei da ficha limpa em 2011 – controvérsia é a opinião deste autor, mas que careceria de um debate amplo, impossível de fazer neste texto.
Por Rodrigo Vicente Silva / Coluna Matheus Leitão - Revista Veja
Comentários para "Por que Trump condenado e favorito mostra o que vem pela frente no Brasil":